Fev 24
O tempo de uso do banheiro pelos 35 funcionários que prestam serviço no Poupa Tempo de São José dos Campos (SP), equipamento público estadual existente em diversas regiões do Estado, voltado à emissão de carteiras de identidade e habilitação, passou a ser controlado pela empresa responsável pelos trabalhadores do local (Valid). O absurdo foi denunciado ao Sindicato da categoria (STIG Taubaté). Outros problemas foram listados pelos empregados. As irregularidades começaram desde o início deste ano, com a chegada de um novo gerente, conforme dizem as denúncias. O STIG já questionou o gerente e a central da Valid sobre todos os problemas, reivindicando uma imediata adequação, com destaque ao caso do banheiro. A empresa, por sua vez, frente à rápida intervenção sindical, proibiu o referido controle ilegal do banheiro, bem como ficou de sanar as outras pendências.

"Infelizmente, ainda há líderes que impõem aos trabalhadores situações bastantes degradantes físico e mentalmente", criticou Sandro Ramos, um dos sindicalistas presente na conversa com o gerente. O outro diretor participante foi Valdeir Reis. Além do tempo controlado ao banheiro, os sindicalistas criticaram o estímulo da gerência à competitividade entre os funcionários, a fim de eles alcancem um maior número de atendimentos no final do mês. A falta de equipamentos de trabalho adequados, a exemplo de cadeiras, apoio para punhos e pés, também foram colocados pelo sindicato. Mudanças do horário de trabalho, sem prévia negociação, também foram questionadas pelo STIG Taubaté.

O gerente reconheceu ter adotado equivocadamente o método do tempo para o uso dos banheiros, mas adiantou para os sindicalistas presentes que não mais continuará com tal prática. Em relação aos equipamentos de trabalho para os punhos e pés dos funcionários, estes serão adquiridos em breve, conforme foi repassado ao STIG. Já sobre as cadeiras ergonômicas para o serviço laboral, a empresa disse que elas são de responsabilidade da firma contratada para este fim no Poupa Tempo. Quanto às mudanças de horários dos trabalhadores, o gerente alegou que elas só ocorrem de forma negociada e a denúncia não procede. Mas, se caso ocorrer de outra forma, o STIG orienta os empregados a denunciarem novamente. Reclamações podem ser feitas no Sindicato, pelos fones (12) 3632-4897, 99776-6773 e 99149-7261, ou por email sandroramos©setorgrafico.org.br.

Valid e Poupa tempo

A Valid é uma empresa que ganhou a licitação para prestar os serviços de emissão de RG e CNH nas unidades do Poupa Tempo no Estado. Os empregados do Poupa Tempo, portanto, são da Valid. Uma parte deles é responsável pela recepção dos dados para produzir as documentações. A outra parcela cuida da impressão propriamente dita das carteiras. Contudo, todos os trabalhadores, sejam eles impressores ou atendentes, são considerados gráficos, conforme acordo firmado entre a Valid e a Federação Estadual da categoria (FTIGESP).

Existem cinco Poupa Tempo na região de atuação sindical do STIG Taubaté. Eles estão localizados nos municípios de Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba e Guaratinguetá. Os trabalhadores da Valid também atuam nas unidades do Ciretrans (postos regionais do Detran), que estão distribuídas por diversas cidades paulistas onde não existem unidades do Poupa Tempo.

"Demos uma rápida resposta em defesa do gráficos do Poupa Tempo em São José dos Campos, ao coibir absurdos e ilegalidades. Este é nosso dever como dirigente sindical", ressalta Reis. Ele lembra que o STIG também não aceitará irregularidades contra a categoria em nenhuma empresa ou cidade da região. O sindicato alerta os gráficos para fazerem denúncias frente às irregularidades cometidas. Aproveita ainda para frisar a necessidade dos trabalhadores se aproximarem do Sindicato. Só assim o STIG pode agir em defesa da categoria em todo Taubaté e Região. Associe-se AQUI

written by FTIGESP