Fev 26
Embora os gráficos nas empresas de São João da Boa Vista, no interior de SP, nunca saíram da base de representação do STIG Campinas, um erro do Ministério do Trabalho acabou substituindo o município por São José da Boa Vista durante a atualização da carta sindical da entidade. Com isso, estes trabalhadores estavam legalmente sem um sindicato para representá-lo. A Federação Estadual da Categoria (FTIGESP) logo entrou em ação para evitar a injustiça. A entidade conseguiu reverter o caso. A correção já foi publicada no Diário Oficial da União deste mês.

A correção foi publicada no último dia 12. Foi assinada pela secretária de Relações do Trabalho do citado Ministério, Rita Maria Pinheiro. A secretária restabeleceu a cidade de São João da Boa Vista no lugar de São José da Boa Vista, este, que nunca fez parte do STIG Campinas. "Com isso, os gráficos da cidade voltam a ser representados legalmente por seu sindicato", conta Leonardo Del Roy, presidente da FTIGESP.

"Com o restabelecimento do erro, o STIG Campinas volta a representar de forma oficial os trabalhadores gráficos dos 13 municípios protegidos pelo órgão de classe", comemora o gráfico Mococa, que é o presidente do sindicato. As cidades são: Campinas, Santo do Pinhal, Holambra, Hortolândia, Itapira, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Moji Mirim, Monte Mor, Paulínia, Santo Antônio de Posse, São José da Bela Vista e Sumaré.

written by FTIGESP