Fev 29
Na última semana, o Jornal A Tribuna de Santos, no litoral paulista, falou para o sindicato dos gráficos na região (STIG Santos) da necessidade de reduzir em 20 por cento o salário dos gráficos devido problemas financeiros. A reação dos trabalhadores, por sua vez, que não poderia ser outra, foi imediata de repudiar a descabida sinalização da empresa. Na sexta-feira (26), os funcionários se reuniram no STIG, e, por aclamação, negaram qualquer proposta de retirada e/ou limitação de direitos e remunerações.

"Os trabalhadores estão firmes da luta em defesa de seus salários. Para se ter noção da consciência deles, durante a assembleia, dispensaram até o recurso da votação secreta sobre a proposta do jornal", diz Jorge Caetano, presidente do STIG Santos. Por aclamação, o resultado foi por maioria absoluta. E não poderia ser de outra forma. A revolta é geral, já que A Tribuna de Santos deseja reduzir o salário mediante à redução da carga horária, mas sem garantia da manutenção de todos os empregos.

Sem contrapartida em favor dos gráficos, o jornal quer reduzir 20 por cento dos salário por 12 meses, e sem nenhuma estabilidade do emprego durante este período. A assembleia mostrou ao jornal que os trabalhadores não aceitarão, sem lutar, propostas que, além de sacrificar mais a vida deles com a redução salarial, ainda facilitará a demissão. "Sem a garantia do emprego, qualquer um pode ser demitido" criticaram os trabalhadores.

written by FTIGESP