Mar 11
A situação da profissional mulher no mercado de trabalho com destaque no setor gráfico paulista será objeto de palestra e debate de centenas de trabalhadoras gráficas da capital do Estado e da Região de Osasco e Barueri. Juntas, todas elas participarão este ano do evento sindical em homenagem às profissionais do ramo pelo Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é uma ação conjunta dos Sindicatos dos Trabalhadores (STIGs) dessas regiões. O evento, que será realizado na Colônia de Férias do STIG SP, no litoral de Praia Grande, contará com palestras e momentos de lazer. O encontro, que terá inclusive uma palestra do presidente da Federação estadual da classe (FTIGESP), Leonardo Del Roy, sobre a necessidade da organização destas mulheres em torno do sindicato, a fim de defender e conquistar benefícios específicos, começa hoje (11) e termina domingo (13). Ônibus levarão hoje as trabalhadores ao local.

"O evento é inteiramente gratuito para as trabalhadoras sindicalizadas, na verdade, é aberto só para elas que contribuem com a organização sindical de toda a categoria", diz Elisangela Oliveira, secretária geral do STIG SP. Os ônibus que levarão as trabalhadoras da capital sairão hoje da sede do sindicato às 22h. E retornam do domingo da Colônia às 16h. Já os ônibus que levarão as profissionais da Região de Osasco/Barueri saem também hoje, sendo que da sede do referido STIG, às 20h30 e às 23h. "O 2º horário foi pensado para atender as mulheres que trabalham no horário da tarde", conta o presidente do referido STIG, Álvaro Costa.

Elisangela, que também coordena o Comitê das Mulheres da FTIGESP e da Confederação Nacional da classe (CONATIG), pontua que o evento ressalta a relevância da data 8 de Março (Dia Internacional da Mulher). "Esta data nos lembra não só as conquistas das mulheres ao longo da história, mas também sinaliza a plena necessidade de luta permanente", diz a sindicalista, convidando a todas trabalhadores gráficas associadas para assim se juntar aos STIGs e fazer desse dia um grande evento.

Costa adianta que a programação do evento sindical voltada às gráficas contará com palestras neste sábado (12), das 9h às 12h. Já o restante do tempo será voltado para o lazer e interação das mulheres presentes. "Trabalhadora consciente de seus direitos é a profissional que luta cada vez mais por conquistas: Reflexão, conscientização, lazer e interação esperam por cada uma neste nosso evento", convida o sindicalistas.


written by FTIGESP