Fev 25
Indústria de quadrinhos aposta no meio digital
No festival internacional de HQs de Anguolême (França), representantes de Hong Kong divulgaram o Hong Kong Comics, que permite a leitura de gibis em iPads. O aplicativo, que recebeu investimentos de US$ 2 milhões do governo local, foi lançado no dia 11 de janeiro e sua versão em inglês está prevista para fevereiro. O Hong Kong Comics teve 15 mil downloads nos três primeiros dias, com acessos vindos de 48 países diferentes. A Marvel e a DC, por exemplo, já haviam enveredado por este caminho, lançando aplicativos para leitores digitais. Tecnologia Gráfica

Demanda por embalagens continua em alta
Os setores de alimentos, bebidas, fumo e calçados deverão continuar a puxar a demanda por embalagens no País, de acordo com pesquisa anual realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas. O desafio colocado será acompanhar com lupa a variação dos preços, diante da possibilidade de a alta recente da inflação reduzir o ímpeto de consumo das famílias de menor renda.
De modo geral, o setor de embalagens está otimista com 2011, a despeito da alta da inflação e da recente elevação do preço do petróleo, uma importante matéria-prima para as empresas do setor. O cenário favorável projetado pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), estima uma taxa anual de crescimento da produção de 2,17%, ante 10% registrados no ano passado. O cenário menos otimista leva em conta a possibilidade de as medidas de combate à inflação adotadas se mostrarem ineficientes, o que obrigaria o governo a reduzir ainda mais a demanda privada. Nesse caso, a estimativa para a produção de embalagens, segundo a pesquisa da FGV, seria uma retração de 0,84%. M&M Online

Panamericana Escola de Arte e Design agora também é faculdade
A partir de agora a instituição também passa a ser faculdade, a qual se chamará Panamericana Faculdade de Arte e Design, passando a oferecer cursos de graduação (bacharelado) e pós-graduação (lato sensu). A faculdade nasce com nove cursos de pós-graduação (lato sensu) divididos nas áreas de design, (design de varejo; consultoria de imagem e de tendências: moda; e design universal), de comunicação (comunicação para novas mídias digitais; promoção, eventos e merchandising e criação; e inovação e liderança global) e de artes visuais (fotografia de design e arquitetura; fotografia contemporânea: narrativa e poética; e fotografia e audiovisual: curadoria e crítica). O curso Design de Varejo procura atender essa nova demanda por intermédio da capacitação de profissionais, voltados à concepção desses espaços e de produtos que nele são comercializados. O enfoque do curso de Design Universal é formar o profissional que pense em produto, serviços e ambientes que possam ser utilizados pelo maior número de pessoas possível, independente da idade, habilidade ou situação. Outro destaque é o curso de Consultoria de Imagem e tendências: moda, do qual o país com apenas com cursos livres nestas áreas, com duração reduzida. As inscrições vão até 11 de março. Mais informações podem ser obtidas no site www.escola-panamericana.com.br. Fonte: Abigraf


Antilhas Ásia traz as principais novidades em embalagens para o Brasil
A Antilhas decidiu montar escritórios na Ásia e criou o serviço Antilhas Ásia, que está preparado para a prospecção e o desenvolvimento de novos produtos e serviços, produção e também toda operação logística necessária para atender os clientes. A empresa possui duas unidades na China, uma na cidade de Hangzhou (próxima de Shanghai e Ningbo) e outra em Hong Kong. O escritório de Hangzhou conta com pessoal especializado no desenvolvimento de novos produtos e serviços. A região de Hangzhou é altamente industrializada e atende as demandas da Antilhas com diversos insumos, produtos e serviços e está localizada estrategicamente próxima a grandes portos, aeroporto internacional e abriga os maiores operadores logísticos mundiais. Vale ressaltar também que o continente é referência em inovação e design. A segunda unidade fica mais ao sul, na cidade de Hong Kong. Desta forma, a Antilhas amplia sua presença pelo mundo, pois está nas principais regiões da China com infraestrutura logística para suportar todas as operações. Fonte: Abigraf

ABTG oferece curso sobre problemas e soluções de pré-impressão
O curso “Problemas e soluções de pré-impressão”, oferecido pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), acontece entre os dias 1 a 3 de março, das 18h45 às 21h45. A iniciativa tem o objetivo de fundamentar os usuários dos sistemas de editoração eletrônica com elementos técnicos, tanto para construção e geração de arquivos digitais, como também para estabelecer procedimentos que otimizem a relação entre o cliente e o prestador de serviços gráficos.
As aulas serão ministradas por Ricardo Minoru, profissional com ampla experiência prática em gerência de produção de birôs e serviços, e autor de diversos livros técnicos na área de editoração eletrônica. Atua há oito anos com treinamento de pessoal e consultoria técnica para empresas, além de ministrar regularmente seminários, oficinas e cursos em todo o país. É diretor executivo da edição brasileira da revista Publish. O curso acontece no auditório da ABTG, à rua Bresser, 2.315, na Mooca, em São Paulo. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas com Thiago, no e-mail curso©abtg.org.br ou pelo telefone (11) 2797-6728. RV&A

Seminário discute impressão digital e negócios, dia 24/2
O GE-DIGI - Grupo Empresarial de Impressão Digital, da Associação Brasileira da Indústria Gráfica de São Paulo, e a Canon promovem em 24 de fevereiro, o "1º Seminário Canon de Impressão Digital e Negócios”.
O evento, exclusivo para o segmento gráfico, contará com palestras sobre tecnologia e modelos lucrativos de negócios no ramo da impressão digital, bem como cases de sucesso de empresas. O seminário acontecerá no auditório da ABTG - Escola Senai "Theobaldo De Nigris (rua Bresser, 2315 - Mooca), das 18h30 às 21h. Inscrições pelo e-mail: spinheiro©abigraf.org.br . As vagas são limitadas.
A programação do "1º Seminário CANON de Impressão Digital e Negócios” é a seguinte:
18h30 – recepção
19h – abertura – Eduardo Buck, gerente de grandes contas da Canon Brasil.
19h10 – palestra: “Plano de desenvolvimento de negócios com tecnologia de impressão digital”, com Hamilton Terni Costa, diretor-geral da AN Consulting.
19h40 – caso de sucesso: “Desenvolvimento da Fábrica de Livros”, com João Scortecci, diretor-presidente da Fábrica de Livros.
20h30 – palestra: “O Mundo da Gráfica Digital”, com Rodrigo Abreu, vice-presidente Internacional e Marketing da AlphaGraphics. RV&A

Sobram vagas para presos e ex-detentos no mercado de trabalho
Brasília – A passagem pela prisão muitas vezes fecha portas para cidadãos que tentam recomeçar a vida no mercado de trabalho. Entretanto, hoje há mais vagas para presos e ex-detentos do que as que são efetivamente preenchidas. Segundo números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 2.848 vagas para esse público foram registradas desde 2009, mas apenas 445 foram aproveitadas, em torno de 15%.
Os números são do projeto Começar de Novo, instituído pelo CNJ para dar oportunidade a quem responde ou já respondeu por um crime. Criado em 2009, o projeto deixou a cargo dos tribunais e dos juízes a responsabilidade de fechar parcerias para a criação de vagas e para capacitar os detentos. O Judiciário também ficou responsável por gerir o encaminhamento dos presos para as oportunidades de trabalho.
As vagas registradas desde 2009 estão no Distrito Federal e em 18 estados, sendo que em 11 unidades federativas nenhuma foi preenchida, de um total de 1.422 vagas. As oportunidades estão distribuídas em todas as regiões do país para as mais diversas profissões, como pintor, mecânico, cozinheiro e pedreiro. Em apenas oito estados não houve criação de vagas.
Os estados que criaram mais vagas são a Bahia (956) – onde nenhuma foi preenchida até agora - e o Espírito Santo (798), que encaminhou apenas sete. Goiás é o estado em que mais postos de trabalho foram ocupados, 265 de 322. As únicos unidades da Federação com 100% de aproveitamento são a Paraíba e o Distrito Federal, com encaminhamento para todas as 43 vagas oferecidas. Fonte: Agencia Brasil

Governo vai reajustar tabela do Imposto de Renda em 4,5%
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff determinou hoje (24) que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, prepare medida provisória reajustando em 4,5% a tabela de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). De acordo com o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, o governo quer que a nova tabela esteja em vigor nos próximos dias.
O percentual de reajuste determinado pelo governo poderá se transformar em uma nova batalha com as centrais sindicais e seus representantes no Congresso Nacional, após a queda de braço do salário mínimo vencida pelo governo. Os sindicatos defendem que o reajuste seja de 6,46%, percentual equivalente à inflação do ano passado. Já o governo defende a manutenção do acordo firmado que considera o centro da meta de inflação, ou seja, 4,5%.
“O governo fez um acordo com as centrais para o reajuste do mínimo e da tabela de imposto de renda e vai cumprir o acordo feito”, disse o ministro, descartando a possibilidade de revisão desse percentual por parte do governo.
Liz Sérgio disse ainda que a presidenta Dilma deverá sancionar o novo valor para o mínimo, de R$ 545, ainda neste mês para que tenha validade em março. De acordo com o ministro, o governo não teme a ameaça da oposição de questionar o projeto de lei aprovado ontem pelo Senado no Supremo Tribnunal Federal (STF).
“Essa tese não existe. O governo está muito seguro juridicamente do projeto que está aprovado pelo Congresso”, disse o ministro, referindo-se ao dispositivo que autoriza o governo a determinar por meio de decreto, e não por projeto de lei, o valor do mínimo de cada ano, até 2015.

O Senado aprovou na noite de ontem o aumento do salário mínimo dos atuais R$ 540 para R$ 545.
Jorge Caetano Fermino

written by FTIGESP