Mar 29
Faz parte da nossa cultura esperar que alguém faça por nós aquilo que gostaríamos de fazer, mas não nos sentimos capazes para tanto.

Vivemos esperando um herói que coloque ordem na desordem e enquadre os mal-feitores nos artigos da lei e os puna exemplarmente, ou então, um milagre que faça os donos do poder olharem por nós, pobres mortais, e nos conceder uma boa aposentadoria, uma boa saúde, um bom transporte público etc.

Enquanto esperamos o milagre, quem manda no país continua a usar o dinheiro público do jeito que bem entende, causando prejuízos enormes à nação como mostra as reportagens nas rádios, na televisão, nos jornais ou na internet. Embora esses meios de comunicação sejam, às vezes, acusados de parcialidade, mas é através deles que tomamos conhecimento de tais mazelas.

Na primeira página desse informativo trouxemos à lembrança três dos nossos melhores líderes, Dante Pellacani, Rocha Mendes e João Jorge da Costa Pimenta, o fundador do nosso Sindicato. Graças a pessoas como essas que conseguimos a jornada de trabalho, férias, 13.° e tantas outras conquistas, inclusive as aposentadorias, por tempo de serviço, especial ou por doença.

Foi através da participação dos trabalhadores em suas organizações sindicais que estimulou esses líderes a lutar pelos seus companheiros de trabalho. Sem essa participação não haveria liderança e sem liderança não se consegue nada.

Hoje temos o Sindicato Nacional do Aposentados e associa- ções de aposentados como a Ataigesp em todo o território brasileiro. Lideranças já existem, mas está faltando a nossa participa- ção. Precisamos fortalecer esses líderes com a nossa presença nas manifestações e também nos filiando a essas entidades para que, juntos, continuemos a luta por melhores dias.

O momento político conturbado que vivemos, com a inflação corroendo nossos parcos proventos e a possibilidade de ficar ainda pior, não podemos ficar esperando por milagre, precisamos continuar a luta dos nossos antecessores sem esmorecer, porque esperar não nos parece ser a melhor opção. É preciso participar.

POR: Roque Barbieri - Presidente da Associação dos Trabalhadores Aposentados nas Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo
FONTE: ATAIGESP

written by FTIGESP