Mai 11
Embora o benefício financeiro da Participação dos Resultados (PR) da empresa aos seus funcionários esteja garantido na Convenção Coletiva de Trabalho dos gráficos paulistas, o Sindicato da categoria (STIG) em Taubaté incentiva as gráficas da cidade e da região à constituírem suas comissões de empregados relativas à PR para adotarem procedimentos que podem garantir valor maior que o preestabelecido na convenção. O efeito positivo da ação pode agora ser verificado na empresa Morpho, que, apesar da atual crise econômica no país, pagará no próximo mês R$ 1,5 mil referente a primeira parcela do Programa de Participação nos Resultados do exercício 2016. Este valor é garantido para cada gráfico.

"Este montante corresponde apenas a primeira parcela. Chegamos ao referido valor depois da negociação com os representantes da Morpho", comemora Sandro Ramos, diretor do STIG Taubaté. A negociação foi realizada entre sindicalistas, Comissão de Trabalhadores e gestores da Morpho. Na ocasião, também foi definido a data relativa ao pagamento da segunda parcela da PR. Ele será pago em 30 de janeiro de 2017. Já o dia para o pagamento da 1ª parcela será no próximo dia 30 de junho.

Ramos alerta às demais gráficas que criar tal programa é positivo para a própria empresa. "O incentivo ao programa proporciona aumentar a sua produtividade, qualidade e sua lucratividade. O trabalhador é incentivado a produzir mais e melhor", frisa o dirigente. Mas, sem que isso implique em ameaçar a saúde e a segurança do funcionário para ganhar mais de todo modo. O STIG orienta às empresas que devem ser observadas sempre estas questões. Também monitora e atua para coibir jornadas de trabalho em excesso, as quais só resultam em acidentes e doenças profissionais. "A PR na Morpho é resultado de muita luta do sindicato e dos trabalhadores, garantindo a atual e justa aplicação", lembra Ramos.

written by FTIGESP