Jun 16
Os trabalhadores gráficos e demais categoria profissionais, bem como as entidades de classe (sindicatos, federações e confederais) podem ter acesso ao número de acidentes de trabalho por empresa, bem como os benefícios previdenciários correspondentes. Os dados podem ser vistos de forma rápida e prática por meio da internet. Em atendimento ao pleito do movimento sindical, desde o dia 6 do último mês, o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) passou a divulgar tais informações pelo site do órgão, pelo endereço http://acidentalidade.mtps.gov.br/ (veja AQUI).

Basta digitar o CNPJ da empresa e ter de forma transparente diversas informações, como o Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT); o Auxílio-Doença por Acidente de Trabalho; a Aposentadoria Invalidez – Acidente de Trabalho; a Pensão por Morte por Acidente de Trabalho; e o Auxílio-Acidente – Acidente de Trabalho. A iniciativa costa na portaria do MTPS publicada no Diário Oficial da União 573, em 06 de maio de 2016. A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (CONATIG) parabeniza a ação do então governo Dilma e socializa entre os seus associadas o modelo de pesquisa na Editora Abril (Veja AQUI).

"Essas informações são fundamentais para a ação sindical na empresa dirigida à melhora das condições de trabalho, até erradicar os acidentes laborais, que continuam em níveis altíssimos", comenta Leonardo Del Roy, presidente da CONATIG. O dirigente explica que para acessar os dados, foi desenvolvida ferramenta de pesquisa online sobre o número de acidentes de trabalho por estabelecimento empresarial. Com essa funcionalidade no site, digitando o CNPJ do estabelecimento empresarial no campo de consulta, o cidadão, as empresas e as respectivas entidades sindicais terão acesso à frequência absoluta e relativa de acidentes de trabalho e aos benefícios deles decorrentes.

FONTE: CONATIG 

written by FTIGESP