Jul 04
TRABALHO I – A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo passou de 11,2% em abril para 10,7% em maio, o menor nível para o mês desde 1990, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada na quarta-feira (29).

TRABALHO II – De acordo com a pesquisa, em maio, o total de de desempregados na região metropolitana de São Paulo foi estimado em 1,152 milhão, 45 mil a menos do que no mês anterior, resultado da criação de 124 mil vagas. Em relação a maio do ano passado, o nível de ocupação aumentou 3,7%, interrompendo movimento de desaceleração do ritmo de crescimento observado desde outubro do ano passado.

INTERNET I – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que o governo pretende tipificar logo os crimes na internet para que seja possível punir, por exemplo, os hackers que têm invadido os sites do governo. Com isso, será possível atribuir penas para esses crimes.

INTERNET II – De acordo com ele, o governo está elaborando o marco civil para disciplinar a área de informática .. O texto, acrescentou, deve ser enviado em breve ao Congresso Nacional. Esse marco, no entanto, não tipifica os delitos. A ideia, segundo o ministro, é estudar os projetos que já tramitam no Legislativo e que preveem a tipificação para ver se há a necessidade de aperfeiçoar a parte criminal.

INTERNET III – “Podemos elaborar uma proposta que será encaminhada agora ao Congresso ou podemos elaborar um texto que seja compatível com algo que já está tramitando. A verdade é que precisamos agilizar ao máximo isso porque o Brasil necessita ter tipificação criminal que permita à Polícia Federal e ao Poder Judiciário coibir esse tipo de prática”, disse Cardozo. Hoje, alguns dos crimes praticados pela internet são passíveis de punição por meio de leis como o Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Fonte: Agência Brasil

PETROBRAS I – A Petrobras adquiriu, através de sua subsidiária integral Petrobras Biocombustível S.A., 50% do capital social da empresa BSBIOS Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil S.A. A empresa, localizada em Passo Fundo (RS), opera uma planta industrial integrada com unidade de extração de óleos vegetais e produção de 160 milhões de litros/ano de biodiesel. Possui privilegiada posição logística tanto na questão de suprimento de grãos quanto de comercialização de biodiesel, encontrando-se ao lado de uma base de distribuição de combustíveis e de um terminal ferroviário para recepção de grãos e expedição de produtos.

PETROBRAS II – Esta aquisição consolida a liderança da Petrobras no setor de biocombustíveis em âmbito nacional. Representa ainda uma ampliação da parceria já existente entre as empresas na Usina de Biodiesel de Marialva (PR), que associada à parceria ora firmada na Usina de Biodiesel de Passo Fundo (RS) resulta em uma nova sociedade robusta e competitiva na região Sul do país, apropriando-se de importantes sinergias comerciais e operacionais. Fonte: Assessoria de Imprensa da Petrobras

JUSTIÇA - A partir desta segunda-feira (04) e até o próximo dia 29, o Tribunal Superior do Trabalho terá expediente reduzido. Devido às férias coletivas dos ministros - previstas no artigo 66 da Lei Orgânica da Magistratura (Loman), combinado com o artigo 11 do Regimento Interno do TST -, o Tribunal funciona em apenas um turno, de 12h às 18h. Durante esse mês não serão realizadas sessões de julgamento. Os prazos processuais também estão suspensos em julho. Até o fim do mês, os casos mais urgentes, como mandados de segurança, medidas cautelares e dissídios coletivos de greve em categorias essenciais, serão analisados pela Presidência do Tribunal. As sessões de julgamento dos órgãos colegiados do TST serão retomadas a partir do dia 1º de agosto. Fonte: TST

RR Donnelley confirma hegemonia em segurança gráfica
A companhia conquistou a certificação NBR 15540 para imprimir documentos confidenciais
Com quase 150 anos de mercado a líder em serviços gráficos RR Donnelley, sempre inovando em tecnologia e com padrões de eficiência, após auditoria realizada pela ABTG - Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica - recebeu o certificado de conformidade à norma ABNT NBR 15540, um sistema de segurança usado para produção de documentos confidenciais. A norma foi criada com o objetivo de padronizar os procedimentos para produção de impressos de segurança. Atualmente a RRD é uma das primeiras gráficas na América Latina com essa certificação, concedida pela ABTG. “Isso quer dizer que a companhia está apta a produzir impressos de alto sigilo com excelência gráfica”, afirma o diretor comercial/ marketing da RR Donnelley, Amilton Garrau.
Para ele, em 40 anos atendendo ao mercado brasileiro, a RRD conseguiu know-how necessário para este segmento de segurança. “Somos uma companhia com 20 anos de atuação na área de segurança. Os trabalhos tiveram início com selos para cartórios, materiais promocionais e loterias (títulos de capitalização com raspadinhas, cartelas de bingos, etc.), cheques, diplomas e certificados, títulos de cobrança, entre outros. Uma prova desse conhecimento é a realização de trabalhos de grande complexidade, como nos últimos 10 anos, onde temos atuado nas áreas de exames para concursos, provas para área educacional e avaliações de desempenho com grande sucesso. Desde 2009, atendemos ao MEC e fazemos o material do ENEM, hoje considerado um dos maiores projetos para a companhia no Brasil, devido a sua grandeza operacional e logística”, enfatiza.
A RR Donnelley é detentora da tecnologia necessária para produção de documentos antifraude e conta com equipe de profissionais especializados no desenvolvimento de produtos que se ajustem às suas necessidades. Além disso, adota uma gestão de segurança que garante a rígida proteção em todas as fases de produção, desde a entrada do material a ser impresso até a entrega do produto ao cliente. A linha de procedimentos de segurança adotados pelos colaboradores, profissionais do setor, fornecedores, terceiros, e visitantes também foram avaliados para receber o certificado. “Somos líderes no mercado mundial no segmento de segurança, fazemos uso de itens exclusivos RRD como a holografia e papel filigranado e temos outros diferenciais como a criteriosa escolha dos fornecedores de nossas matérias-primas; guarda dos refugos industriais do produto até finalização de cada projeto; de manuseio, triagem e embalagem dentro do ambiente de segurança; a possibilidade de checagem de autenticidade de produto no mercado via software de gestão; logística reversa e principalmente a segurança dos meios eletrônicos, dos arquivos e modelos de todos os produtos dos nossos clientes”, assegura Garrau.
A RR Donnelley assegura ao cliente a confiabilidade de rastreamento do produto desde a origem até o local de entrega para a utilização /consumo, garantindo seu sigilo, segurança e inviolabilidade. Esse tipo de ação é conseguida através das soluções em segurança predial, do processo produtivo, do documento, na equipe de recursos humanos e nos procedimentos para transporte. “Garantimos a origem de nossos produtos e temos confiança suficiente no mercado para afiançar nosso trabalho. E isso se transmite em uma cultura de sigilo e confidencialidade em todos os produtos da companhia, e isso é percebido por nossos clientes através dos relacionamentos comerciais de muitos anos”, finaliza o diretor.

Sobre a RR Donnelley
A empresa possui quase 150 anos de atuação no mercado gráfico, 125 fábricas e 600 escritórios presentes em mais de 40 países na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. São mais de 55.000 funcionários focados em oferecer aos clientes os melhores resultados. No Brasil são três unidades industriais: Tamboré - SP, Osasco - SP e Blumenau - SC; e filiais comerciais distribuídas por todo território nacional.

Produtos destaques da RR Donnelley garantidos com a certificação NBR 15.540:
- Sistema Financeiro: cheques, apólices de seguro, extratos bancários, formulários em geral, boletos;
- Cartórios: selos, certidões, etiquetas para reconhecimento de firma, livros notariais;
- Sistema Educacional: provas, exames, diplomas, certificados, carteiras de identificação, históricos escolares;
- Entidades de Classe: carteiras profissionais, certidões, diplomas;
- Entretenimentos: ingressos, meios de pagamento, lacres, pulseiras de identificação;
- Jogos Promocionais e Loterias: cartelas para jogos, títulos de capitalização, raspadinhas, rasgadinhas;
- Comercio em Geral: certificado de garantia de produto de alto valor, tags para autenticidade de produto, etiquetas para proteção de marcas, lacres, etc.
- Transporte: vale-transporte, bilhetes de passagem;
Etc.
- Produtos Editoriais: Livros, revistas, catálogos, colecionáveis etc. Fonte: Donnelley


Senador pede explicações ao BNDES sobre participação na fusão do Pão de Açúcar com Carrefour

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vai votar, nesta terça-feira (5), requerimento
convidando o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para explicar a participação do banco no processo de fusão da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), holding que administra o Grupo Pão de Açúcar, com a multinacional francesa Carrefour.O requerimento foi apresentado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES).
O senador quer entender a necessidade de envolvimento do BNDES na operação, considerando que “os recursos do BNDES advêm, entre outras fonte, do Fundo de Amparo ao Trabalhador, que por sua vez recebe as contribuições do PIS ( Programa de Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), de dotações orçamentárias da União e ainda de recursos captados no exterior”. O requerimento de Ricardo Ferraço também levou em consideração as iniciativas de aporte de recursos ao BNDES através da edição de medidas provisórias, o que indica uma condição crescente da dependência, por parte do banco, de recursos orçamentários.
As informações são de que o fundo de investimentos BTG Pactual apresentou ao grupo empresarial francês Carrefour uma proposta de fusão de ativos com a CBD. A operação tem o apoio financeiro do BNDES, através do BNDES Participações S.A., o BNDESPar, que é a sociedade gestora de participações sociais BNDES, criada para administrar as participações em empresas detidas pelo banco. Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a possível participação do BNDES nessa operação será da ordem R$ 4 bilhões. Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Ricardo Ferraço


Jorge Caetano Fermino

written by FTIGESP