Nov 12

Apesar das demissões, nenhuma rescisão contratual foi feita no STIG

Seis anos após assumir o controle total do centenário jornal A Cidade em Ribeirão Preto, a afiliada da Globo no interior de SP e sul de MG (EPTV) demitiu jornalistas e gráficos e encerrou a impressão no último dia 30/10. O Sindicato dos Gráficos na região (STIG) foi pego de surpresa. Lamenta a situação e se coloca à disposição dos trabalhadores demitidos. O EPTV, que manterá o jornal apenas na versão digital (ACidade ON), informa que manterá o parque gráfico operacional para a produção de terceiros, mas isso não implica na manutenção do emprego da maioria dos funcionários.

"Apesar das informações reveladas pela mídia, até o momento, nenhum gráfico, tampouco a EPTV comunicou o STIG sobre estas demissões e nem sobre homologações das rescisões contratuais pelo sindicato", disse Aristeu de Menezes, presidente do STIG Ribeirão Preto (RP) a Leonardo Del Roy, presidente da Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp). Ambos os sindicalistas temem que a empresa se apoie na nova lei do trabalho para não homologar rescisões, onde pode haver perdas para os gráficos.

Segundo um dos gráficos mais antigos do jornal Benedito "Da Guia", também demitido, ficarão somente seis gráficos. Revela ainda que deve ocorrer a homologação do conjunto dos demitidos nesta quinta-feira. Ele reconhece que as causas do encerramento do jornal impresso podem ter relações diante dos prejuízos que vinha ocorrendo com a publicação.
Contudo, realça que nos finais de semana o jornal era impresso com 38 a 40 páginas e um número grande de páginas de anúncios classificados.

O jornal A Cidade, já com 114 anos de fundação, era um dos principais do interior paulista. Pertenceu integralmente a família Orestes Lopes de Camargo dos anos de 1936 a 2005, quando a EPTV adquiriu metade da empresa. Diante das dificuldades enfrentadas, o jornal já havia reduzido sua circulação de terça à sábado. A Ftigesp espera que a EPTV mantenha uma relação altiva com os gráficos demitidos, muitos bastante antigos na empresa. É preciso que homologue a rescisão de todos no STIG de modo que garanta a transparência necessária do pagamento de todos direitos.

Também é necessário esclarecer como será o tratamento com os gráficos que continuarão na empresa, já que a EPTV planeja manter o seu parque gráfico em funcionamento para terceiros, como bem com os trabalhadores do setor da pré-impressão que continuarão empregados para a produção da versão digital do jornal (ACidade ON). A empresa informou através da mídia que inclusive tentará migrar os assinantes do impresso para digital.

A Ftigesp lamenta pelo então desaparecimento de mais um dos principais jornais do estado diante das inovações tecnologias e comportamental da sociedade. O jornal A Cidade já foi líder regional de mercado e integrou a Associação Paulista de Jornais (APJ). A entidade se solidariza com todos os trabalhadores demitidos e se coloca à disposição do STIG da região.

written by FTIGESP