Abr 13
M&M promove pesquisa sobre indústria gráfica
Para produtores gráficos de 43 de algumas das maiores agências de comunicação do mercado brasileiro, qualidade é o quesito mais importante na hora de contratar uma gráfica. Depois, são valorizados preço e agilidade na prestação de serviços. As informações são resultados de uma enquete realizada pelo Meio & Mensagem para identificar não apenas os fatores determinantes para contratação desse tipo de fornecedor como também para apontar as empresas que mais se destacam na opinião de profissionais que trabalham com publicidade, marketing direto e promocional. Nesse campo, a gráfica predileta pelas empresas é a Stilgraf. Na ordem das preferências das agências vêm Leograf, Burti, Aquarela e Litokromia. Este material faz parte da reportagem especial Indústria Gráfica, publicada na edição 1504 de Meio & Mensagem, de 9 de abril.Meio & Mensagem 

Vendas de papel ondulado aumentam 1,46% no trimestre
As vendas internas de papelão ondulado cresceram 14,34% em março, na comparação com fevereiro, para 278,713 mil toneladas, segundo dados preliminares divulgados pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO). O setor de papelão ondulado é visto como um termômetro do nível de atividade geral, porque tende a refletir o ritmo de expansão da economia. A oscilação das vendas serve como indício das expectativas dos empresários, o que repercute no ritmo das encomendas e da produção do setor. Na comparação ao registrado em março do ano passado, a alta nas expedições de chapas, placas e acessórios desse tipo de papel foi de 1,77%. No acumulado do primeiro trimestre, as vendas domésticas de papelão totalizaram 770,668 mil toneladas, com alta de 1,46% na comparação anual. Para este ano, a ABPO projeta, inicialmente, expansão entre 2,5% e 3% nas vendas internas de papelão ondulado. Folha de S. Paulo 

Potencial de internacionalização do livro brasileiro será o foco da CBL na 25ª Feira do Livro de Bogotá
A 25ª Edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO), que acontecerá entre os dias 18 de abril e 1º de maio, na Colômbia, terá o Brasil como país homenageado e contará com espaços para a interação entre os empresários do setor editorial brasileiro e os agentes do mercado colombiano. A coordenação dos trabalhos está sob a responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Cultura (MinC), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). A feira significará uma oportunidade para o segmento editorial brasileiro tornar-se conhecido nos países da Bacia Amazônica, na América Central e Caribe. O Brasil contará com um pavilhão exclusivo, com uma livraria, auditório, espaço infantil e gastronômico, áreas de negócios e turismo, além de uma exposição de artesanato. Os editores brasileiros poderão participar, ainda, da Rodada de Negócios, que será promovida entre os dias 23 e 25 de abril.Abigraf

Campanha: exploração sexual infantil será combatida pelo Mercosul e OIT  
Preocupados com o trabalho e a exploração sexual infantil na região do Mercosul, os governos dos países que formam o bloco (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) uniram esforços para combater o problema.A campanha Mercosul Unido contra o Trabalho Infantil está sendo lançada, nesta terça-feira (10), nos quatro países. No Brasil, foi firmada uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Agência Brasileira de Cooperação.O coordenador nacional do Programa para Eliminação do Trabalho Escravo da OIT, Renato Mendes, disse em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, que uma das metas da campanha é conter os abusos e a exploração sexual de crianças e adolescentes na região do Mercosul."O objetivo dessa campanha é prevenir que nossas crianças sejam alvo de abusos e exploração sexual de pessoas que passam pelo nosso país ou os próprios cidadãos viajantes do Mercosul", disse Mendes, na entrevista que foi ao ar na manhã desta terça-feira.Mendes acrescentou ainda que há três tipos de trabalho infantil que mais preocupam as autoridades: a contratação de meninas para o trabalho doméstico, a presença de crianças na lavoura e a oferta de crianças e adolescentes para a exploração sexual.O coordenador ressaltou também que a OIT é parceira dos quatro países do Mercosul, e a proposta da campanha é atuar nas áreas apontadas como de regiões de passagem, pois nesses locais o aliciamento de crianças para o trabalho e exploração sexual costuma ocorrer com frequência. (Fonte: Agência Brasil)

Emprego na indústria tem leve alta de janeiro para fevereiro
Rio de Janeiro - O emprego na indústria brasileira teve leve alta de 0,1% em fevereiro na comparação com o mês anterior, quando foi registrada queda de 0,2%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Em relação ao mesmo período de 2011, o emprego industrial apresentou queda de 0,7%, quinto resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação e o mais intenso desde janeiro de 2010 (-0,9%).De acordo com o levantamento, nos dois primeiros meses de 2012, o índice acumulou diminuição de 0,6%. Nos últimos 12 meses o emprego industrial acumula alta de 0,5%. Fonte: Agência Brasil

Jorge Caetano Fermino


written by FTIGESP