Jun 11
Livro Futuro da Impressão Digital – Drupa 2012 será lançado na 2ª Conferência GEDIGI-ABIGRAF
Antecedendo o coquetel de encerramento da 2ª Conferência Internacional de Impressão Digital GEDIGI-ABIGRAF, que será realizada em 11 de junho, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, ocorrerá o lançamento do livro “Futuro da Impressão Digital – Drupa 2012”.A publicação traz aos leitores  informações a cerca da impressão digital a serviço da indústria da comunicação do século XXI, visão geral dos principais processos de ID, equipamentos de eletro-fotografia, jato de tinta e de grande formato, além de tabelas comparativas. O livro escrito por Bruno Mortara, sócio diretor da Prata da Casa, escritório de consultoria na área gráfica, é direcionado a empresários, estudantes e profissionais gráficos. O evento é uma realização da ABIGRAF-SP, em parceria com o Grupo Empresarial de Impressão Digital (GEDIGI), e apoio da ABIGRAF Nacional, do SINDIGRAF-SP e da ABTG. Faça sua inscrição online. A grande completa e outras informações estão disponíveis no site do evento. RV&A 

Tetra Pak recebe Prêmio Alcoa “Cliente da Década”
A Tetra Pak recebeu o Prêmio Alcoa de “Cliente da Década”, por ter se destacado na transformação, aplicação e especificação do alumínio. Segundo a empresa, a homenagem ocorreu durante a 10ª edição do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, evento que tem o objetivo de estimular a utilização do material para criar projetos com soluções criativas e inovadoras de produtos ou aplicações do metal. “Esta homenagem nos estimula ainda mais a continuar trabalhando para gerar valor em todos os elos da nossa cadeia”, afirma o presidente da Tetra Pak, Paulo Nigro.Professional Publish 

11º InformAÇÃO - Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria Gráfica
De 18 a 20 de junho será realizada em Curitiba (PR) a 11ª edição do InformAÇÃO – Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria Gráfica. O evento, organizado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado do Paraná (SIGEP) e pela ABIGRAF-PR, conta com o apoio da ABTG. Serão oferecidas palestras dos mais importantes nomes da indústria gráfica nacional, todas gratuitas. Dentre os principais assuntos, destaque para as principais tendências apresentadas na Drupa 2012, inovações digitais, impressão e pós-impressão, gestão e estratégia. O fórum será realizado das 19 às 22h30, no Edifício Jorge Aloysio Weber (Rua Augusto Severo, 1.050, no Centro Cívico). Mais informações e inscrições no telefone                         (41) 3253-7172            .RV&A - 08/06/2012

Pegada na Rio+20
A Suzano Papel e Celulose será a fornecedora oficial de papel da Rio+20.  Os produtos escolhidos foram o Suzano Report® 360° (ou Suzano Report® Carbon Neutral, nome para o mercado externo) e o Alta Alvura®. Estes papéis contam com suas pegadas de carbono calculadas, certificadas com o selo Carbon Reduction Label (concedido pela Carbon Trust) e compensadas por meio da compra de créditos de carbono. Cerca de 750 mil folhas de Suzano Report® 360° estarão disponíveis nas ilhas de impressão do Riocentro e 50 mil blocos de anotação impressos em Alta Alvura® serão distribuídos aos participantes. Abigraf 

Cresce potencial de consumo dos idosos; R$ 400 bilhões em 2012
Os consumidores com mais de 60 anos devem movimentar neste ano R$ 400 bilhões. O valor, equivalente ao PIB da Irlanda, é 45% maior do que há cinco anos. São 22,3 milhões de pessoas, das quais 5,4 milhões ainda estão no mercado de trabalho, com ou sem carteira assinada. Apesar desse potencial de consumo, o varejo ainda dá pouca atenção à chamada terceira idade."Só recentemente o comércio começou a se preocupar de fato com hábitos e costumes desse consumidor e a treinar seus funcionários para atender esse pessoal", diz Gilberto Cavicchioli, professor do Núcleo de Gestão de Pessoas da ESPM.Sete em cada dez aposentados têm renda mensal garantida pela Previdência Social. Ou seja 73,5% dos rendimentos desses consumidores mais velhos (ou R$ 295,6 bilhões) vêm de aposentadorias e pensões concedidas pelo INSS. Somente 20% da renda deles depende da relação com o mercado de trabalho.Os dados foram compilados -a partir de informações da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e do Censo 2010- pelo instituto Data Popular, especializado no setor de baixa renda. "Para conquistar um consumidor com experiência e dinheiro no bolso, o varejo precisa investir em serviços", diz Renato Meirelles, diretor e sócio do Data Popular."A redução acelerada da taxa de natalidade e o aumento significativo da expectativa de vida, associados à migração de consumidores das classes D e E para outras, mudam a dinâmica do consumo. As famílias gastam mais e melhor e o varejo tem de se preparar para atender essa demanda", diz Antonio Carlos Borges, diretor-executivo da Fecomercio-SP.
Pela internet
Quando decidiu montar sua loja virtual do Magazine Luiza, no Facebook, a enfermeira aposentada Sueli Monteiro Carvalho, 55, não imaginou quem faria parte de sua "carteira" de clientes.Com a ajuda dela, um seleto grupo de senhoras, de 70 anos para cima, decidiu fazer compras pela primeira vez pela internet. "Começou com minha mãe, de 80 anos. Ela ficou feliz quando o produto foi entregue em sua casa, em seu nome."Depois vieram primas, tias e até a sogra pedir ajuda de Sueli para comprar produtos vendidos pela rede social. Já as amigas Elza Pires Paes Gonçalves, 65, e Wanda José Vieira, 67, preferem as compras no mundo real."Sou louca por ouro. Tenho umas 200 peças, entre brincos, anéis e correntes. Sempre que preciso de um reforço no orçamento recorro ao penhor e depois recupero minhas joias", diz a professora aposentada Wanda.Os cinco cartões de crédito, os empréstimos consignados e os bicos vendendo doces e salgados já a levaram a vários cantos em viagens e excursões."Também me ajudaram a comprar um notebook."Elza, coordenadora de um centro de convivência para a terceira idade, prefere as bolsas, os sapatos e as viagens de navio. "Mas até piquei o cartão de crédito para não ficar endividada." (Fonte: Folha de S.Paulo)

Previdência cria cadastro único de servidores para evitar fraudes
O Ministério da Previdência apresentou na quarta-feira um cadastro que vai reunir dados de todos os servidores públicos. Segundo o ministério, o banco de dados vai evitar fraudes e possíveis irregularidades, como pagamentos indevidos de benefícios da Previdência.O cadastro entrará em vigor em 1º de setembro e está em fase de testes. Os estados que estão usando o sistema são a Paraíba, o Amapá, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. As cidades de Fortaleza, Maceió e Cabo de Santo Agostinho (PE) também já aderiram ao sistema.Leia também: INSS erra no pagamento de mais de 30 mil aposentadosDe acordo com o Ministério da Previdência, o cadastro poderá rastrear se um servidor têm vários vínculos funcionais, se ele tem mais de um benefício previdenciário em regimes diferentes ou se ainda consta o pagamento de benefício a um servidor que já morreu. O sistema poderá ainda verificar se, no momento da contratação, o servidor já tem algum vínculo contratual no serviço público.Veja ainda: Como pedir a desaposentaçãoPerdas inflacionárias geram necessidade de revisão da aposentadoriaSegundo o secretário de Políticas de Previdência do Ministério da Previdência, Leonardo Rolim, na fase de testes, o sistema pôde detectar pagamentos de benefícios para pessoas que estavam mortas. “Fizemos um censo no Distrito Federal que deu uma economia de R$ 27 milhões por ano. Na Paraíba, ainda não temos o dado definitivo, mas a estimativa preliminar é R$ 25 milhões de economia por ano. A União não fez o censo, mas faz o cruzamento de óbitos, e a estimativa é uma economia de R$ 150 milhões por ano com esses cruzamentos”, disse.Rolim acrescentou que os ministérios da Previdência e do Planejamento estão fazendo contato com os estados e as maiores capitais e municípios para que possam aderir ao cadastro. A meta é que, até 31 de dezembro, todos os estados, as capitais e os 50 maiores municípios tenham aderido ao cadastro único. Agência Brasil

Jorge Caetano Fermino


written by FTIGESP