Set 18
Jornais internacionais de olho no mercado brasileiro
Aproveitando o bom momento econômico do Brasil, o Financial Times, um dos maiores jornais sobre economia no mundo, acaba de divulgar que a partir de outubro será impresso no País, em inglês. O jornal será rodado em São Paulo e vai testar um novo sistema digital desenvolvido pela HP, para imprimir "globalmente, em lugares distantes e em pequena quantidade". Os detalhes dessa novidade não foram revelados. O que se sabe é que o jornal será distribuído pela manhã na cidade e no mesmo dia no Rio de Janeiro e em Brasília. Nos últimos dois anos o “FT” ampliou sua estrutura e seu quadro de jornalistas para suprir a demanda pelo noticiário econômico no País. Andrew Sollinger, diretor executivo de operações comerciais do "FT". não esperar "assinantes em massa", mas que o jornal atraia empresários que operam globalmente. É um público cujas proporções só serão descobertas com a implantação, diz. O “FT” também já iniciou sua busca por publicidade. O jornal já apresentou o projeto ao Grupo de Mídia de São Paulo, na semana passada, em Nova York. Essa iniciativa do jornal americano é mais uma prova evidente que o Brasil está no radar de investimentos da mídia internacional. Há três semanas o "New York Times" indicou publicamente seus planos para o Brasil durante o 9º Congresso Brasileiro de Jornais. Durante o evento, o gerente geral do serviço de notícias do jornal, Michael Greenspon do "NYT", relatou bons resultados com o site em mandarim, lançado em junho, e destacou que o português é a quinta língua mais usada na internet. Adnews
 
Revistas e jornais lidam com contradições
Os meios jornal e revistas enfrentam uma das maiores contradições do mercado. As publicações impressas alcançam índices positivos na circulação paga e contam com o digital como plataforma de expansão de sua base de leitores, mas nem sempre isso se reflete, mecanicamente, no faturamento publicitário. No primeiro semestre, os jornais cresceram 4,20% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançaram R$ 1,66 bilhão e share de 11,67%, mantendo sua vice-liderança como meio que mais cresce, embora seja o menor da sua série. Já as revistas faturaram R$ 864 milhões, com recuo de 2,35% em relação ao primeiro semestre de 2011 e 6,06% de participação. Os dados do faturamento publicitário de janeiro a junho de 2012 foram divulgados no último dia 10. De acordo com o Projeto Inter-Meios, ao todo, os veículos receberam R$ 14,28 bilhões entre os meses de janeiro e junho. Esse investimento é 11,02% maior que o do mesmo período do ano passado, quando o mercado recebeu R$ 12,85 bilhões. O valor acumulado no semestre corresponde a estimados 90% do total das verbas investidas no período. Ao se contabilizar o residual de 10% e um valor aproximado para produção das peças veiculadas (calculado em 19% do total), tem-se o total de R$ 19,59 bilhões. Tanto jornais quanto revistas cresceram abaixo da média de mercado.
Meio & Mensagem
 
Plural é a primeira indústria gráfica no Brasil a conquistar a OHSAS 18001
A Plural é a primeira indústria gráfica no Brasil a conquistar a certificação OHSAS 18001. A auditoria ocorreu em julho e foi realizada pela Fundação Vanzolini, que comprovou que a Empresa atende os requisitos para Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho. As normas da OHSAS 18001 - Occupational Health and Safety Assessments Series - estabelecem requisitos relacionados à gestão da saúde ocupacional e segurança, a qual possibilita melhorar o conhecimento e o controle dos riscos existentes na organização. Estar de acordo com estas normas demonstra o alto comprometimento da Plural com a preservação da integridade, segurança e saúde dos seus profissionais de forma responsável, além de deixar claro para seus clientes, parceiros, profissionais, comunidade e autoridades que adotou um Sistema de Gestão voltada para a Saúde e a Segurança no Trabalho. Na oportunidade da auditoria da OHSAS 18001, a PLURAL também foi auditada e recomendada pela Fundação Vanzolini à certificação de conformidade do Sistema de Gestão Integrado. Esta certificação é composta pelas normas ISO 9001 - Sistema de Gestão da Qualidade, ISO14001 - Sistema de Gestão Ambiental e OHSAS18001 - Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho. Na prática, significa que a PLURAL manteve as certificações que já possuía, a ISO 9001 e a ISO 14001 e agora também foi certificada conforme a norma de Segurança e Saúde do Trabalho, a OHSAS 18001. Abigraf
 
Abril revitaliza bancas de São Paulo
Com a intenção de modernizar a região onde está localizado um dos prédios da Abril (Pinheiros) a editora criou o Concurso Banca Nova Além de modernizar a paisagem das ruas daquela região, que há alguns anos vem passando por grandes transformações – integração entre CPTM e Metrô, criação de um novo terminal de ônibus, e reurbanização das próprias calçadas e proximidades – a Abril pretender dar nova vida as bancas de jornal e revistas de São Paulo. Arquitetos, engenheiros e estudantes das respectivas áreas poderão se inscrever no Concurso Banca Nova entre 14 de setembro e 31 de outubro. Com a inscrição feita, o desafio será apresentar, dentro de um mês, um projeto, diferente, moderno e condizente com a arquitetura de uma banca de jornal e revista. Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por membros da prefeitura, escolas de arquitetura e da própria Abril. Apenas um projeto será o vencedor e seu dono ganhará um prêmio de R$ 50 mil, uma viagem para o MADE - Milano Architettura Design Edilizia 2013 - , além de ter o seu projeto construído e instalados no lugar das quatro bancas do Largo da Batata. A expectativa é que até o fim de outubro o projeto já tenha sido escolhido e que as instalações sejam feitas até o fim deste ano. Meio & Mensagem
 
Demanda das empresas por crédito cresce 4,5% em agosto, aponta Serasa
A quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 4,5% em agosto/12 em relação a julho/2012, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Foi a segunda alta mensal consecutiva do indicador, uma vez que em julho/12 o crescimento havia sido de 7,9% em relação a junho/12. Este indicador é construído com base em uma amostra de cerca de 1,2 milhão de CNPJ, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. Em relação a agosto/11, a demanda das empresas por crédito em agosto/12 foi 4,6% inferior. No acumulado do ano (janeiro a agosto de 2012), a busca das empresas por crédito registra variação negativa de 1,5% perante o mesmo período de 2011. De acordo com os economistas da Serasa Experian, as recentes altas mensais apontam para uma recuperação da demanda das empresas por crédito. Nesta época do ano as empresas aceleram seus ritmos de produção visando às vendas de final de ano. Mas esta reativação da busca por crédito ocorre de forma bastante gradual, uma vez que na comparação com os mesmos meses do ano passado, ainda se registram taxas de crescimento negativas. As sucessivas reduções das taxas de juros, a tendência de crescimento econômico mais acelerado neste segundo semestre e as perspectivas de cenário externo menos desfavorável devem proporcionar um pouco mais de dinamismo na busca das empresas por crédito nos próximos meses. Abigraf
 
Jorge Caetano Fermino

written by FTIGESP