Set 10

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (Conatig) junto com a Federação Paulista da Categoria (Ftigesp) garantiram a formação de mais um sindicato gráfico no estado de São Paulo. A nova entidade de classe é o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIG) de Jaú, Macatuba e Mineiros. Ele ainda representa a área da cartornagem. O registro sindical foi concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O despacho foi expedido pela Secretaria de Relações do Trabalho, no Diário Oficial da União, no último dia 15/08.

A Conatig e a Federação paulista trabalharam sistematicamente junto ao MTE no intuito de evitar a impugnação do novo STIGC, requerida por uma entidade sindical do segmento do Papel e Papelão. "A nossa iniciativa resultou positivamente em favor da categoria gráfica, especificamente, da área de abrangência do novo sindicato, que terá sua própria entidade para representa-los", fala Leonardo Del Roy, presidente da Confederação dos Gráficos.

Serão representados pelo novo sindicato de Jaú, Macatuba e de Mineiros os trabalhadores em offset plana e rotativas, cartonagens, na impressão de embalagens com micro ondulado, etiquetas, rótulos, produtos de sacarias, lista telefônica, jornais, sacolas e embalagens personalizadas. Tais enquadramentos constam no despacho do secretário de Relações do Trabalho, Manoel Messias. Também constam os trabalhadores em tipografia para impressão de formulários, bilhetes, marcas, impressos fiscais e impressos comerciais.

Incluem-se ainda aqueles em serigrafia para a produção de pôsteres, banners, camisetas, papeis de parede e decalques, trabalhadores em impressão digital, produzido por desktops, impressora a laser, impressora a jato de tinta, impressora offset e sistemas de impressão que advenham de evolução tecnológica E também aqueles nas indústrias de formulários contínuos, trabalhadores em serviços de editoração, clichês e fotolitos, empregados em acabamentos gráficos, plastificação, laminação, aplicação de verniz, facas e cortes especiais, corte-vinco, encardenações, costura e dobras.

FONTE: CONATIG

written by FTIGESP