Jul 02
Durante todos os dias desta semana, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Barueri/Osasco divulga uma nova informação sobre homologação. A primeira foi sobre o que é uma homologação; A de hoje é sobre quando a homologação deve acontecer.

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO

written by FTIGESP

Jul 01
De 2011 até o final de 2013, ocorreram, no Brasil, 2.152.524 acidentes, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Destes, 48.542 trabalhadores nunca mais conseguiram trabalhar. Estes dados são apurados com base em números oficiais da Previdência. Fora dessa estatística estão os trabalhadores informais e autônomos, além de servidores públicos estatutários.

É preciso despertar para a gravidade desse cenário de insegurança. Os acidentes do trabalho afetam os trabalhadores, seus familiares, os empregadores e, não raro, podem atingir a coletividade, causando tragédias como aquelas ocorridas em locais de grande circulação de pessoas, em casas de diversões, em estádios etc.
Algumas recomendações do Sindicato

1 - Os trabalhadores devem estar sempre atentos às suas condições de trabalho.

2 - É obrigação do empregador proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, ele deve investir na prevenção de acidentes e doenças, identificar os riscos, informar os trabalhadores e seguir as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Caso isso não aconteça, o trabalhador deve entrar em contato com o Sindicato e denunciar situações de insegurança.

3 - Cabe ao trabalhador contribuir para um meio ambiente seguro e saudável e usar corretamente os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)
4 - É muito importante que a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) funcione bem. Toda empresa com 20 ou mais trabalhadores deve ter CIPA (NR 5)

5 - É fundamental a realização, uma vez ao ano, da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – para difundir no ambiente da fábrica a cultura de prevenção dos acidentes de trabalho. Em primeiro lugar deve vir a saúde do ser humano e não o lucro das empresas. Ainda tem dúvidas? Entre em contato com o Sindicato!

FONTE: STIG ABC

written by FTIGESP

Jul 01
Nesta semana, de 29 de junho a 3 de julho, o Sindigráficos realiza nova campanha em seu Facebook sobre o processo de homologação para esclarecer algumas dúvidas da categoria.

De acordo com o Sindigráficos, a homologação é a assistência prestada pelo sindicato de cada categoria ou pelo Ministério do Trabalho quando há rescisão de contrato do trabalhador que prestar serviço para determinada empresa por mais de um ano.

"O processo da homologação nada mais é do que a garantia de que a lei e o pagamento das verbas rescisórias estão sendo cumpridas. Além disso, é no momento da homologação que o sindicato pode esclarecer e orientar empresa e trabalhador sobre os direitos do contratado e os deveres do contratante decorrentes do término da relação de trabalho. É nesta hora que o Sindicato verifica se os direitos do trabalhador estão sendo cumpridos", completou o presidente do Sindigráficos, Álvaro Ferreira da Costa.

Além disso, é importante ressaltar que a homologação é gratuita. O plantão jurídico do Sindigráficos acontece em Barueri (segunda-feira, das 13h às 17h/terça-feira, das 9h às 12h/quinta-feira, das 15h às 18h/sexta-feira, das 9h às 12h) e em Osasco (quarta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h).

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO 

written by FTIGESP

Jun 30
Na última sexta-feira (26), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Guarulhos deu continuidade a Campanha de Sindicalização na Região. O resultado foi bastante positivo na ação realizada na Emibra Embalagens, localizada em Suzano, região da Grande São Paulo. Mais 50 trabalhadores se associaram, juntando-se aos demais gráficos já sindicalizados. Com a iniciativa, mais de 60 por cento dos empregados da Emibra estão filiados à entidade de classe. A luta continua.

FONTE: STIG GUARULHOS.

written by FTIGESP

Jun 30
A edição de maio-junho do Jornal Gráficos na Luta, veículo de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Jundiaí e Região, já está disponível no site da entidade de classe (http://sindigraficos.org/site/). O Jornal Gráficos na Luta, como o nome já diz, reúne informações através de ações sindicais junto à base de representação no período da publicação. São notícias voltadas para difundir as iniciativas constantes do Sindigráficos em defesa dos 6 mil trabalhadores gráficos da Região. Além disso, o Jornal Gráficos na Luta também se dedica para dar visibilidade as denúncias dos trabalhadores. Na Coluna Boca no Trombone, o gráfico pode denunciar as irregularidades patronais. O sigilo é garantido e o Sindigráficos vai apurar a reclamação até solucioná-la. O Jornal Gráficos na Luta conta ainda com a Coluna Fala Doutor(a) voltada para informar o leitor sobre questões relacionadas à saúde e segurança do gráfico no local de trabalho. CONFIRA AQUI!

FONTE: STIG JUNDIAÍ 

written by FTIGESP

Ir para página início  405 406 407 408 409 410 411 412 413 414  última