Jun 18
Durante todos os dias desta semana, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Barueri/Osasco divulgará uma nova informação sobre estabilidade no trabalho. A primeira foi sobre a estabilidade temporária depois de algum acidente de trabalho; a segunda dica foi sobre a estabilidade do dirigente sindical. A de hoje é sobre a estabilidade do membro da Cipa.

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO

written by FTIGESP

Jun 17
Nesta quinta-feira (18), em São Paulo, o presidente (Leandro Rodrigues) e o tesoureiro (Jurandir Franco) do Sindigráficos assumem postos na nova diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado de SP. Leandro será empossado como Secretário Geral, e Jurandir assumi o cargo de suplente da Direção Executiva da Ftigesp, entidade estadual da categoria que reúne os 19 sindicatos dos gráficos no Estado. O atual presidente da Federação, Leonardo Del Roy, que foi presidente do Sindigráficos por muitos anos, será reconduzido ao cargo máximo do órgão, após sua reeleição ao posto de presidente da Ftigesp. Todos eles assumem com uma importante missão. Terão de elaborar a pré-pauta da Campanha Salarial Unificada, que se aproxima. O novo mandato da Ftigesp inicia no dia 18 de junho e segue até junho de 2019.

written by FTIGESP

Jun 17
Nesta semana, de 15 a 19 de junho, o Sindigráficos está realizando em sua página de Facebook uma campanha sobre estabilidade no emprego para tirar dúvidas da categoria e trabalhadores em geral.

"É de extrema importância que os trabalhadores saibam seus direitos e não sejam passados para trás! Em muitos casos, eles são demitidos sendo que estão no período de estabilidade e não recorrem, nem procuram seu sindicato, por falta de conhecimento sobre o caso. Por isso, o Sindigráficos traz um pouco mais de informação para nossa categoria", afirmou o presidente do Sindigráficos, Álvaro Ferreira da Costa.

A legislação trabalhista brasileira assegura aos empregados regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) o direito a estabilidade, em que ele só pode ser dispensado por justa causa. No entanto, o que os trabalhadores, em muitas vezes, não sabem são as situações específicas em que o direito deve vigorar.

O caso mais conhecido de estabilidade no emprego é da trabalhadora gestante. Ou seja, a mulher não pode ser dispensada do trabalho desde a confirmação da gravidez até cinco meses depois do parto. Por isso, mesmo quando o empregador ainda não tem conhecimento da gestação de sua empregada e a dispensa sem justa causa, o mesmo deverá reintegrá-la ou pagar indenização.

Em casos de acidente de trabalho, o trabalhador também tem seu trabalho garantido pelo prazo mínimo de 12 meses. Nesta situação, o tempo de estabilidade começa a partir do fim do auxílio-doença.

Os empregados eleitos para cargo de direção das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) também têm estabilidade garantida desde o registro de sua candidatura até um ano após o fim de seu mandato. Neste caso, se a empresa fechar, o trabalhador não tem direito a estabilidade ou indenização, já que a CIPA existe para garantir a saúde dos trabalhadores na mesma. Os trabalhadores que ocupam algum cargo de direção ou representação de entidade sindical também tem estabilidade a partir de seu registro até um ano depois do final de seu mandato.

"Estes são alguns exemplos de situações em que está garantida a estabilidade. Acompanhem nosso Facebook para mais informações e informem-se com seu Sindicato quando surgir alguma dúvida sobre seus direitos trabalhistas", completou o presidente.

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO

written by FTIGESP

Jun 16
No programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, assistimos um verdadeiro bombardeio em cima de todo movimento sindical Brasileiro. É fato que citava apenas um ou dois sindicatos envolvidos porém subliminarmente atingia a toda organização sindical Brasileira.

É importante saber que em todas as lutas, em todas as conquistas da sociedade brasileira o movimento sindical esteve presente na linha de frente, e ontem pareciamos que estavamos no movimento sindical apenas para lesar o trabalhador.

tenho orgulho de fazer parte desse movimento, Atualmente dirijo um sindicato onde nossa arrecadação é menor que o salario de apenas o presidente daquela entidade citada no Fantastico.

Fazemos nossas prestações de contas aberta a todos os trabalhadores e a quem interesse, inclusive dia 25 de junho estaremos realizando assembléia de prestação de contas do ano passado, essa assembléia é publica e foi devidamente convocada por jornal de grande circulação em todas as cidades onde temos base territorial.

Estaremos divulgando na integra nossa prestação de contas nos informativos de nosso sindicato, e estaremos abertos a qualquer questionamento a respeito.
Nossa diretoria são pessoas compromissadas com o trabalhador e isso me orgulha por demais, se amanha eu deixar a entidade deixarei de cabeça erguida porque tenho certeza que todos nós diretores desde o Companheiro Nicola que foi um dos fundadores e até hoje colabora com essa entidade até o diretor mais novo na entidade tem se doado por essa causa.

Por isso companheiros é preciso separar o joio do trigo, o certo do errado, o mal intencionado do correto, em fim é preciso respeitar a Historia de de quem sempre se colocou a frente das conquistas do sociedade Brasileira.

Falo em nome de toda diretoria porque tenho certeza que comungam dessa ideia.
Chiquinho - Presidente do STIG Guarulhos

FONTE: STIG GUARULHOS

written by FTIGESP

Jun 16
No fim do mês, no dia 29, o Sindigráficos promove uma assembleia com os trabalhadores. O encontro, que será realizado às 17h (1ª chamada) e 18h (2ª chamada), ocorrerá na sede do órgão de classe em Jundiaí. A pauta da reunião será voltada à prestação de contas da entidade, referente ao exercício de 2014.

O encontro contará com a presença do setor contábil do sindicato, o qual apresentará as despesas ao longo do ano passado. Já os sindicalistas apresentarão a receita recolhida no período, bem como todos os esclarecimentos que surgirem.

"É de suma importância que os trabalhadores compareçam para saber como está sendo gasto o dinheiro do sindicato, que é recolhido das mensalidades dos sindicalizados, ou seja, de cada um dos companheiros", convida Rodrigues.

FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP

Ir para página início  410 411 412 413 414 415 416 417 418 419  última