Dez 03
Uma das gráficas que mais produz hoje na região de Jundiaí é a Emepe. A produção é tamanha que ela está precisando manter o trabalho dos funcionários até nos dias das suas respectivas folgas. Os gráficos, por sua vez, recusam-se a trocar das folgas, como foi apontado em votação na semana passada. Apesar disso, a empresa ainda ousa retirar direitos dos 240 empregados sob alegação de que enfrenta problemas oriundos da crise financeira no país. A gráfica já substituiu o convênio médico dos empregados, além de elevar o desconto salarial com relação a direitos ligados ao transporte e à cesta básica deles. O caso foi denunciado ao Sindicato da categoria (Sindigraficos), que acionou a Emepe para tratar do acontecido. O encontro deve ser realizado esta semana no sindicato. LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA

FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP

Dez 03
O STIG Guarulhos, através de sua página no Facebook, denuncia a prática irrregular da Editora FTD. Segue texto na íntegra: "Bom dia companheiros, pelo visto o pacote de sacanagem da FTD não tem limites, se não bastasse sua postura na negociação da campanha salarial agora não está repassando o reajuste a seus temporários".

FONTE: STIG GUARULHOS

written by FTIGESP

Dez 02
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Guarulhos e Região acaba de lançar o sistema digital no site do órgão da classe (http://www.graficos.org.br/). O sistema facilitará o processo de filiação ao sindicato. A iniciativa integra as ações da campanha permanente da sindicalização. Basta os interessados procurar a seção chamada fichas para associados, ou digitar www.graficos.org.br/fichas-para-associados/. Além da ficha de sindicalização, esta seção também disponibiliza para os associados a ficha para adesão ao plano dentário da entidade de classe.

"Os nossos associados sempre tem mais praticidade", diz Francisco Wirton, presidente do STIG Guarulhos. Foi pensando nisso que o STIG lançou o sistema com a disponibilização das fichas de sindicalização e de adesão ao plano dentário do sindicato. O dirigente explica que essas fichas podem ser impressas e preenchidas a mão pelos trabalhadores e depois levadas para o Sindicato, onde a entidade fará a aprovação.

Para baixar as fichas, é necessário ter o programa Adobe Acrobat Reader - muito comum na maioria dos computadores ou até mesmo pelo celular. Caso preferir, CLIQUE AQUI para baixar a Filha de Sindicalização e CLIQUE AQUI para baixar a Filha de Adesão ao Plano Dentário do sindicato. Para tirar dúvidas, ligue para : (11) 2443-1294/2463-2076. O STIG Guarulhos fica Rua Caraguatatuba, 104 - Centro - Guarulhos - 07012-090.


written by FTIGESP

Dez 01

A FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA, DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, com Base Territorial nos Municípios Inorganizados em Sindicatos Gráficos no Estado de São Paulo, por seu Presidente abaixo assinado, comunica as Empresas e os Empregados da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos da Base Territorial dessa Federação, que o Direito de Oposição ao Desconto da Contribuição Assistencial definida conforme Termo de Ajuste de Conduta firmado junto ao Ministério Público do Trabalho referente às deliberações da Assembleia Geral dos Trabalhadores Inorganizados em Sindicatos Gráficos do setor de Indústrias Gráficas, realizada em 12 de Setembro de 2015, sobre a Convenção Coletiva de Trabalho do Período de 2015/2016, será de 15 (quinze) dias a contar da data desta comunicação, a qual também foi postada em nossa Página WEB no dia 01 de Dezembro de 2015, para o Exercício do Direito de Oposição ao Desconto da Contribuição Assistencial, que será de 6 (seis por cento) ao ano, sendo 3 (três por cento) no mês de Dezembro de 2015, e 3 (três por cento) no mês de Maio de 2016, ambas limitadas ao Teto de R$ 4.111,80 (quatro mil, cento e onze reais e oitenta centavos), sendo que os trabalhadores poderão fazê-lo através de correspondência individual, elaborada em 2 (duas) vias, escrito de próprio punho, enviada em Via Postal Simples, valendo como comprovante do envio da Carta e do Exercício do Direito no prazo, tendo como referência a data da postagem, devendo, os trabalhadores encaminhar as Cartas para a Sede desta Federação à Rua Barão de Itapetininga,255, 13º Andar, Conjunto 1313 – República – São Paulo-SP, CEP 01042-917, sendo que não serão aceitas cartas coletivas ou entregues por terceiros, ficando a Federação encarregada de enviar à Empresa e ou Escritório cópia protocolada após Homologada na Federação, obedecendo-se as demais normas e critérios do Termo de Ajuste de Conduta, firmado pela Federação, junto ao Ministério Público do Trabalho da 2ª Região.

São Paulo/SP, 01 de Dezembro de 2015.
LEONARDO DEL ROY – Presidente.



written by FTIGESP

Nov 30
Os movimentos sindicais e sociais brasileiros promoveram a 1ª Marcha Nacional das Mulheres Negras este mês na capital brasileira. O evento foi marcado pela luta contra todas as forças de racismo e de violência no país, oriundas de uma cultura patriarcal e escravagista. A secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIG) São Paulo, Elisângela de Oliveira, marcou presença nesta importante atividade voltada à consciência de classe e de inclusão social. "A marcha chamou a atenção para a necessidade da conscientização diante da violência e do racismo sobre as mulheres negras e todos e todas precisam se posicionar contra", frisou Oliveira, acompanhada de Tatiane Lopes, que também é trabalhadora gráfica da capital paulista.

O movimento contou com um pouco mais de 20 mil pessoas de todo Brasil e com uma participação Internacional. Na ocasião, dezenas de representantes de centrais sindicais e sindicatos, além de outras organizações sociais e populares fizeram uso da palavra. Elisângela foi uma das sindicalistas presentes no evento. Ela também é coordenadora da Secretaria da Mulher da Federação Paulista da categoria (FTIGESP) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (CONATIG). Oliveira também é representante da Rede de Mulheres da UniBrasil - braço nacional da Uni Global - uma entidade intersindical a nível mundial, onde a classe gráfica está organizada.

Ao longo de toda a marcha as milhares de mulheres bradavam o grito da macha, dizendo 'venham todos combater este crime que é o Racismo e a Violência. Seguiremos juntas, até que sejamos livre! Uma sobe e puxa a outra, contra o racismo. Pelo bem viver'. Oliveira destaca que o evento e este sentimento é fundamental, uma vez que uma pesquisa apontou que o aumento de mortes de mulheres negras é superior às brancas. "E este debate precisa e deve ser levando para dentro das gráficas de todo o país, através das nossas sindicalistas e trabalhadoras do setor, conta.

written by FTIGESP

Ir para página início  360 361 362 363 364 365 366 367 368 369  última