Geral

Nov 05
Em nova rodada de Negociação patrões radicalizam com proposta de Redução Salarial sem Aumento Real.

A quarta rodada de negociações da Campanha Salarial 2010/2011, capitaneada pela Federação dos Gráficos do Estado de São Paulo e sindicatos filiados, terminou sem acordo com os patrões do SINDIGRAF. A reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira, 04 de Novembro, no prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Uma nova rodada de negociações ficou agendada para o próximo dia 18 de Novembro.

A Campanha Salarial dos Gráficos é unificada e abrange os Sindicatos dos Trabalhadores da Capital, Região Metropolitana e Interior, totalizando cerca de 100 mil funcionários. Na reunião desta quinta-feira, os representantes dos trabalhadores recusaram na mesa a proposta de reajuste de 6,4%, segunda apresentada pelo setor patronal no decorrer da negociação, que foi aberta com um índice de 6%.

Além da proposta econômica considerada ridícula pelos sindicalistas, outra proposta da mesa patronal desagradou muito os representantes dos trabalhadores: o SINDIGRAF propôs a criação de um segundo Piso Salarial, que seria chamado “Piso Diferenciado”. Com a desculpa de criar empregos, a mudança abriria espaço para as empresas reduzirem salários de diversas funções. A proposta foi veementemente rejeitada pelos sindicalistas presentes.

Também não houve avanço na discussão de outras questões econômicas e sociais da pauta de reivindicações apresentada em setembro aos patrões pela Federação. Para o presidente da entidade, Leonardo Del Roy, a mudança da diretoria do SINDIGRAF está causando empecilhos inesperados para o consenso. “A reunião não caminhou o que nos deixa uma nova preocupação, porque o setor patronal, com uma nova diretoria, tem nos colocado situações como fracionamento de faixas de salários, criação de novos pisos, um reajuste salarial muito aquém, no nosso entendimento, da realidade do setor e muito aquém da própria realidade econômica”, disse. Del Roy ressaltou que a situação será levada à categoria, mas que os trabalhadores não estão dispostos a alterar dispositivos já consagrados da atual Convenção Coletiva.

Companheiros Gráficos, diante deste cenário de radicalização proposto pelo setor patronal é necessário estarmos de alerta para se necessário também tomarmos uma posição de radicalizar o processo de negociação, inclusive se necessário teremos que ir a greve.

written by FTIGESP

Out 28
NA SEGUNDA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO O PATRONAL APRESENTOU UMA PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL DE APENAS 5.0%, SEM AUMENTO REAL.

A COMISSÃO DE NEGOCIÇÃO DA FEDERAÇÃO MAIS UMA VEZ REJEITOU A PROPOSTA E CONTESTOU A FALTA DE VALORIZAÇÃO DOS GRÁFICOS PELAS EMPRESAS.

FICOU CLARA QUE A INTENÇÃO DO SINDICATO PATRONAL É DE ARRASTAR AS NEGOCIAÇÕES PARA VENCER PELO CANSAÇO E CONTINUAR SUBESTIMANDO A NOSSA CAPACIDADE DE REAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE MARCARAM A PRÓXIMA REUNIÃO SOMENTE PARA O PRÓXIMO DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2010, E MAIS UMA VEZ O NOSSO REAJUSTE SALARIAL NÃO VAI SAIR NO MÊS DE OUTUBRO (Data Base).

A PRINCIPAL JUSTIFICATIVA DO PATRONAL PARA NÃO CONCEDER AUMENTO REAL É A DE QUE AS EMPRESAS ESTÃO PASSANDO POR DIFICULDADES, O QUE NÃO É VERDADE, QUEREM MAIS UMA VEZ TIRAR DAS COSTAS DOS TRABALHADORES O DINHEIRO PARA AUMENTAREM SEUS LUCROS E APLICAR EM INVESTIMENTOS NA COMPRA DE NOVAS MÁQUINAS PARA CONTINUAREM OBRIGANDO OS COMPANHEIROS GRÁFICOS A TRABALHAREM DOBRADO IMPRIMINDO O JORNAL DA CASA E UMA INFINIDADE DE JORNAIS DE TERCEIROS COM O MESMO SALÁRIO.

COMPANHEIROS (AS) TEMOS QUE ESTAR PREPARADOS PARA TOMAR UM POSICIONAMENTO MAIS FIRME A PARTIR
DA PRÓXIMA REUNIÃO E A PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES SERÁ DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA.

GRÁFICOS COMPAREÇAM AS ASSEMBLEIAS QUE SERÃO REALIZADAS PELOS SINDICATOS PARA UMA POSSÍVEL TOMADA DE POSIÇÃO MAIS AGRESSIVA POR PARTE DOS TRABALHADORES PARA OBRIGAR AS EMPRESAS A MELHORAREM ESTAS PROPOSTAS, PRINCIPALMENTE COM A CONCESSÃO DE AUMENTO REAL.

COMPANHEIROS GRÁFICOS, NÃO DÁ PARA ENGOLIR MAIS UM ANO COM REAJUSTE SEM AUMENTO REAL, ONDE A MAIORIA DAS CATEGORIAS VEM FAZENDO ACORDO E CONSEGUINDO AUMENTO REAL BASTANTE SIGNIFICATIVO ACIMA DA INFLAÇÃO.

COMPANHEIROS GRÁFICOS, O AUMENTO DE SEU SALÁRIO SERÁ DO TAMANHO DE SUA MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NESTA CAMPANHA SALARIAL.

written by FTIGESP

Out 20
NA PRIMEIRA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO O PATRONAL APRESENTOU UMA PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL DE APENAS 4.80%. VALOR UM POUCO ACIMA DA INFLAÇÃO QUE ATUALMENTE ESTÁ EM 4,68%, OU SEJA, PRATICAMENTE NADA DE AUMENTO REAL, MUITO DISTANTE DA REIVINDICAÇÃO DOS TRABALHADORES.

TIVERAM A OUSADIA DE OFERECER UM AUMENTO DE R$10,00 NA CESTA BÁSICA E TENTARAM JUSTIFICAR QUE COM ESSA GRANDE ESMOLA O REAJUSTE NA VERDADE SERIA DE 5.60%.

A COMISSÃO DE NEGOCIÇÃO DA FEDERAÇÃO DEIXOU CLARO AO PATRONAL QUE NÃO VAMOS ACEITAR ESMOLAS E EXIGIMOS RESPEITO AOS TRABALHADORES GRÁFICOS.

VAMOS CONTINUAR INSISTINDO NO AUMENTO REAL DECENTE E MELHORIA NOS PISOS, NORMATIVO E FUNCIONAL, E UMA PARTICIPAÇÃO MAIS DIGNA NOS ALTOS LUCROS DAS EMPRESAS PRINCIPALMENTE NO MOMENTO EM QUE OS JORNAIS ESTÃO EM FRANCO CRESCIMENTO E COM GRANDES INVESTIMENTOS EM MAQUINÁRIOS MODERNOS.

UMA PRÓXIMA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO ESTA AGENDADA PARA O DIA 26, AS 11:00 HORAS. 

written by FTIGESP

Out 15
Faça download: http://www.ftigesp.org.br/request.php?21

written by administrador

Out 13
INFORMATIVO - JORNAIS E REVISTAS DO INTERIOR
PATRONAL NÃO QUER NEGOCIAR!!!!!!!!!!!!!
Companheiros, já prevíamos que este ano iríamos encontrar dificuldades para uma negociação satisfatória dos reajustes salariais.
Agora, o que não esperávamos, é o total descaso que o Sindicato Patronal vem demonstrando, sendo que até o momento sequer enviou o calendário de negociação.
No dia 03 de setembro, a Federação dos Gráficos protocolou a Pauta de Reivindicações junto ao Sindicato Patronal, e esperávamos que dentro do próprio mês de setembro, estaríamos nos reunindo para dar inicio as negociações.
No entanto, até agora nada!!. Caminhamos para a segunda quinzena do mês de outubro, quando já deveríamos estar trabalhando com um reajuste salarial definido, mas o que parece, é que os interesses dos trabalhadores ficaram renegados para segundo plano pelos patrões.
Companheiros vamos nos manter em estado de ALERTA e nos preparar contra este total descaso.
A Federação e os Sindicatos filiados darão inicio as Assembléias na porta dos principais jornais do Estado de São Paulo para mobilizar os trabalhadores para uma possível paralisação visando no mínimo abertura das negociações.

GRÁFICOS DE JORNAIS EM ESTADO DE ALERTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

written by FTIGESP

Ir para página início  510 511 512 513 514 515 516 517 518 519