Abr 12

Nesta quarta-feira (11), o Sindicato dos Gráficos (Sindigráficos) se reúne com representantes da Emepê para negociar a melhoria da Participação no Lucro e Resultados (PLR) dos trabalhadores, que já é a maior desde o ano de 2013 na região de Cajamar, Jundiaí e Vinhedo. Porém, apesar desse valor, este benefício financeiro ainda não reflete a justiça diante da excelente qualidade de produtos e da elevada produtividade no local. Além dessa ação em prol da classe, os gráficos da Emepê, situada em Vinhedo, reuniram-se no local há poucos dias para defenderem outro acordo coletivo que o Sindicato já firmou com a empresa para manter reduzida a jornada laboral até 2020. E ainda garantir o maior valor da hora-extra em casos especiais, folga remunerada e a proteção contra os retrocessos da nova lei do Trabalho em relação à jornada neste período. LEIA MAIS 

FONTE: STIG JUNDIAÍ 

written by FTIGESP

Abr 12

Idosos com idade mínima de 60 anos e com renda mensal igual ou inferior a 02 salários mínimos, têm direito à gratuidade no transporte rodoviário interestadual de passageiros. Para garantir a gratuidade, as empresas prestadoras do serviço deverão reservar duas vagas gratuitas para os idosos na condição especificada em cada veículo do serviço convencional. Caso estes assentos estejam preenchidos, o idoso na condição acima, terá direito ao desconto mínimo de do valor da passagem no veículo convencional. O idoso, com direito à gratuidade, poderá marcar o seu bilhete de viagem a partir de 30 dias úteis até 3 horas do início da viagem. 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

A prova de idade do idoso far-se-á mediante apresentação do original de qualquer documento pessoal, com foto. A comprovação de renda será feita mediante apresentação de um dos seguintes documentos:

I - Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas; II - contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador; III - carnê contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social - INSS; IV - extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado; V - documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou congêneres.

PRAZOS PARA SOLICITAÇÃO DA PASSAGEM: .
O idoso, para fazer uso da gratuidade, deverá solicitar um único "Bilhete de Viagem do Idoso", nos pontos de venda próprios da transportadora, com antecedência de, pelo menos 3 (três) horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da Linha do serviço de transporte, podendo solicitar a emissão do bilhete de viagem de retorno, respeitados os procedimentos da venda de bilhete de passagem, no que couber.

Para adquirir o bilhete de , o idoso deverá obedecer aos seguintes prazos: I - para viagens com distância de até 500 km, com, no máximo, seis horas de antecedência; .II - para viagens com distância acima de 500 km, com, no máximo, doze horas de antecedência. Exemplo: Para viagens até 500 km, se o horário da viagem for às 20:00 horas, o idoso deverá solicitar o bilhete a partir das 14:00 horas do mesmo dia. Para viagens acima de 500 km, se o horário da viagem for às 20:00 horas, o idoso deverá solicitar o bilhete a partir das 8:00 horas do mesmo dia.
FONTE: ATAIGESP

written by FTIGESP

Abr 11

Idemia anuncia seu fechamento e demissão de no mínimo 300 gráficos

Foram necessários só cinco meses de validade da nova lei do Trabalho de Temer, que flexibilizou direitos trabalhistas no Brasil, abrindo espaços para opressão do poder econômico mundial e nacional sobre a questão social do emprego, para destruir a história de 20 anos da unidade de uma gráfica multinacional em Taubaté, no interior do estado paulista. No período, a Morpho fundiu com outra multinacional, tornando-se Idemia, que tem outra unidade em Cotia. Depois disso, mesmo com bastante serviço para ambas as plantas, a agora Idemia anunciou o fechamento da empresa em Taubaté até o final do ano. A unidade tem 426 gráficos. E o único motivo alegado pela direção da empresa na última semana ao Sindicato da classe (STIG) quase que simultâneo com os trabalhadores foi que a Idemia precisa ficar mais competitiva, reduzindo seus custos.

"Trata-se tão somente de o capitalismo perverso, que encontrou abrigo na nova lei trabalhista, para visar só o ganho empresarial e mais gráfico sem compromisso social", criticou Sandro Ramos, diretor do STIG local. O dirigente justifica seu questionamento visto que a Idemia de Taubaté continua com os serviços e a própria empresa informou que os manterá, tanto é que já anunciou que contratará mais trabalhadores para atender todas as demandas. Contudo, adianta que será na modalidade precária do contrato de trabalho de modo temporário, instituído pela tal nova lei.

Ramos classifica isso de contrassenso, pois não faz sentido anunciar, por um lado, demissões frente à informação de que a empresa fechará, enquanto que, por outro lado, contratará devido a quantidade de serviço, mas o fará através dos contratos precários, como é do tipo temporário.

Pela informação do jornal da TV Vanguarda, que é filial da Rede Globo no Vale do Paraíba, dos atuais 426 trabalhadores, a empresa só deve manter 100 gráficos, se forem de Taubaté e que aceitem ser transferidos para a unidade de Cotia. Segundo a reportagem, o restante deve ser desligado até o fim do ano, período que deve acontecer o fechamento.

Apesar disso, mesmo diante das demissões, o STIG continua atuando em defesa dos trabalhadores. A entidade está negociando um pacote de benefícios junto à empresa para que seja oferecido aos desligados. Uma comissão formada pelos gráficos também foi criada à pedido do STIG. Já houve alguns negociações. Até agora a empresa ofereceu uma PLR no valor de R$ 2.720 e um vale-refeição mensal de R$ 365 até o fim do ano. Porém, Ramos questiona critérios absurdos de produtividade e de assiduidade para ela garantir respectivamente tais benefícios. "É ilógico pedir dedicação, empenho e metas, quando se anuncia demissão", diz.

A Federação Paulista da categoria (Ftigesp) se solidariza aos gráficos e destaca o importante papel do STIG, que, apesar da perda do emprego, a entidade tem procurado junto a Idemia uma compensação financeira para os trabalhadores, a fim de amenizar o impacto dos desligamentos enquanto estarão à procura de nova colocação no mercado de trabalho. Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp, também solidário à categoria, aproveita o cenário para ratificar o repúdio à nova lei do Trabalho, que, alterou a lei para dentre as mazelas permitir até demissões em massa e sem as condições de benefícios extras ora obrigatórios às empresas.

written by FTIGESP

Abr 10

Com mais da metade dos gráficos já sindicalizados na Baturros, apesar de situada na distante cidade de Nazaré Paulista, o Sindicato da classe da região (Sindigráficos) conseguiu reunir forças para tratar da melhoria da jornada laboral da categoria no local. A meta é garantir o emprego de todos e a vida social deles no final de semana, depois de ter descoberto recentemente que estão trabalhando em todos os sábados. A reunião será realizada na própria gráfica na próxima terça-feira (10). E um dos pleitos é que o trabalho seja realizado nos sábados de forma alternada. LEIA MAIS 

FONTE: STIG JUNDIAÍ 

written by FTIGESP

Abr 10

Neste final de semana, em 8/4, o Sindigráficos deu o pontapé inicial no 23º Campeonato de Society da categoria. Nesta edição, o Campeonato conta com 20 equipes disputando o primeiro lugar, sendo elas Aquarela, Antilhas, Autopel, Brasilgráfica A, Brasilgráfica B, Braspor, Brogotá, Ibratec, Fingerprint, Folha SP, Formapack, Laborprint, Leograf, Margraf, Málaga, Sennegraf, Sociedade Bíblica, RR Donnelley, Plural e Unitec. Confira os resultados da 1ª rodada do Campeonato no poste. LEIA MAIS 

FONTE: STIG BARUERI/OSASCO 

written by FTIGESP

Ir para página  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  última