Jan 23
FONTE: ATAIGESP

written by FTIGESP

Jan 22

Há poucos dias, uma nova diretoria eleita pela categoria tomou posse a frente da gestão do quase centenário Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIG) da Baixada Santista. Na cerimônia, marcada pela troca do comando do entidade, assumida pela trabalhadora gráfica Sueli Reis, após 20 anos do dirigente Jorge Caetano no posto, o público presente assistiu a nova diretoria, eleita há dois meses, aceitar o desafio de dar continuidade a luta nos próximos cinco anos em prol da unidade e organização da classe em defesa da garantia dos direitos trabalhistas, mesmo diante do atual momento de atraso político-econômico no Brasil.

"A nossa responsabilidade será ainda maior diante dessa conjuntura de retrocesso contra toda classe trabalhadora daqui e em todo país, desde quando congressistas aliados de Temer golpearam nossa democracia", frisaram Reis e Caetano. O evento, realizado em Santos, na Associação de Base dos Trabalhadores do Judiciário do Estado de SP, contou com a participação de parte do movimento sindical e social da região e de fora. Dentre as lideranças no local, Mariângela Pires (Sintetel), Michel Iorio (Assojubs) e Marineide Silva (Movimento Pró-moradia de Praia Grande) - mulheres estas presentes em apoio especial à posse da 1ª mulher à presidir este histórico STIG. Além delas, houve a participação de trabalhadoras gráficas da base de atuação do Sindicato, a exemplo das profissionais Sileide Cordeiro e Silvana dos Santos

As lideranças gráficas do estado e do país também prestigiaram a posse de Sueli e dos demais dirigentes, inclusive a de Jorge, este que, apesar de deixar a presidência, continua na direção da entidade. Dentre elas, a vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos (Conatig), Elisângela Oliveira, que é secretária geral do STIG São Paulo; o presidente da Conatig, Leonardo Del Roy, que também preside a Federação paulista do Gráfico (Ftigesp); e o presidente do STIG Jundiaí, Leandro Rodrigues, que é secretário-geral da Ftigesp. Sueli aproveitou para agradecer a todos e para pedir o apoio da diretoria do seu STIG e todo movimento sindical da região, bem como da Ftigesp e da Conatig.

Del Roy e Rodrigues fizeram questão de destacar o importante trabalho desenvolvido por Jorge ao longo dos quatro mandados de presidente do STIG Santos e de declarar a continuidade do apoio da Ftigesp e Conatig à entidade dos gráficos santistas, agora comandados por Sueli Reis. "Acompanho toda luta de Jorge neste tempo e destaco que ele conduziu com firmeza a luta sindical para fazer o melhor para a categoria", frisou Rodrigues. Del Roy aproveitou para parabenizar Jorge por todo trabalho. E ainda realçou a chegada da primeira mulher na presidência do STIG, a partir da liderança de Jorge e de toda confiança conferida pela classe.

Caetano agradeceu todo o apoio da categoria e de todos os diretores do STIG que trabalharam com ele durante os mandatos o qual teve a honra de representar a categoria gráfica da Baixada Santista. Ele aproveitou ainda para ressaltar que a nova presidente da entidade (Sueli Reis) está bem preparada para enfrentar os desafios que serão enfrentados com as novas investidas do governo e do grande capital contra os sindicatos.

written by FTIGESP

Jan 19

O ano de 2017 foi turbulento para todos os trabalhadores brasileiros. Altos índices de desemprego, aumento no preço de serviços essenciais para nossa sobrevivência, como gás, combustível, eletricidade, alimentos; além da nova legislação imposta pela Reforma Trabalhista e um Congresso que nos atacou diretamente. Situações que com certeza mexeram com todos trabalhadores.

Em meio à terceirização irrestrita, trabalho intermitente, aumento da jornada de trabalho, negociado sobre o legislado, fim da homologação obrigatória pelo sindicato, entre diversos outros pontos da Reforma Trabalhista que trouxeram retrocessos aos direitos trabalhistas, seguimos lutando e ficamos ao lado do gráfico de nossa base pela manutenção dos nossos direitos.

Tivemos uma Campanha Salarial muito complicada, com muito choro do patronal, mas resistimos firmemente para garantir a manutenção das cláusulas já constantes em nossa Convenção Coletiva de Trabalho.

Sabemos que 2018 também não será fácil! Mais um ano com um Congresso extremamente conservador no poder, que continuará mirando em nossos direitos trabalhistas e sociais. No entanto, um ano importantíssimo para o Brasil marcado por novas eleições para presidente, governador, senadores e deputados! Não podemos cair na falácia de parlamentares corruptos e traidores da classe trabalhadora. Será o momento de escolher com muita cautela.

O STIG Sorocaba continuará ao lado da categoria gráfica, lutando por nossos direitos, alertando e conscientizando os trabalhadores diariamente!

Vamos batalhar por uma união ainda maior, com o apoio de vocês em mais um ano! Juntos, somos mais fortes e podemos passar por cima de qualquer situação!

POR: João Ferreira, presidente do Sindicato dos Gráficos de Sorocaba e Região

written by FTIGESP

Jan 18
FONTE: ATAIGESP

written by FTIGESP

Jan 18

Trabalhadores (as) da categoria Grafica, fomos cruelmente prejudicados com a reforma trabalhista que foi aprovada por um governo federal Temer golpista, onde sequer ouviu a sociedade, foi tomando essas medidas maléficas retirando conquistas trabalhistas petrias da nossa categoria, agora patrões acham que se pode fazer tudo, mas companheiros agora está chegando a hora de ainda mais nos fortalecer, pois o sindicato somos todos nós, portanto não mediremos esforços para sair em defesa dos trabalhadores, e aqueles que não estão sindicalizados está é a hora, vamos garantir nossos direitos. Juntos somos mais fortes.

FONTE: STIG SOROCABA

written by FTIGESP

Ir para página início  6 7 8 9 10 11 12 13 14 15  última