Set 17

Os profissionais da planta filial de uma gráfica paranaense em Indaiatuba enfrentam problemas para voltarem para casa quando largam. A empresa é a FlexoPrint, situada no distrito industrial, distante do centro da cidade. E o problema de transporte aumenta substancialmente para os gráficos do 2º turno por conta do horário diário do expediente. Eles largam sempre após a meia-noite, horário quando reduz radicalmente o sistema público de ônibus. Um ajuste na jornada de trabalho poderia reduzir essas dificuldades e fazer ainda com que pudessem chegar mais cedo em casa. O sindicato da classe se reuniu com a empresa há alguns dias para tratar da questão. A decisão final ficará a cargo da matriz da companhia no PR. LEIA MAIS


FONTE: STIG JUNDIAÍ

written by FTIGESP

Set 17

Não perca a festa do Dia das Crianças no dia 13 de outubro! Inscreva-se pelo whatsapp 96476-4026 até o dia 27 de setembro. LEIA MAIS
FONTE: GUARULHOS

written by FTIGESP

Set 17

written by FTIGESP

Set 17
Na última terça (10) e quarta-feira (11), o presidente do STIG Barueri/Osasco, Joaquim de Oliveira, e o secretário adjunto Cleberson Machado (Pardal), estiveram em reunião na Confederação Nacional dos Gráficos (CONATIG) com demais sindicalistas representantes da categoria gráfica. Dentre os temas, discutiram sobre o futuro da categoria gráfica. "Estamos sofrendo ataques constantes! Querem enfraquecer os sindicatos para enfraquecerem os trabalhadores. Mas não conseguirão! Estamos mais unidos do que nunca", afirmou Joaquim. LEIA MAIS


FONTE: STIG BARUERI/OSASCO

written by FTIGESP

Set 16

Com quase 50% de associados na empresa em Taboão da Serra, órgão sindical fixa folga em sábado alternado para gráfico do 1º, 2º e 3º turnos

Embora a jornada de trabalho padrão no Brasil seja 44 horas semanal, o Sindicato dos Gráficos (STIG) de Barueri e Osasco conseguiu renovar por mais dois anos um acordo diferenciado na empresa Brogrotá, em Taboão da Serra. Em benefício dos 210 funcionários do local, em especial para os 140 que laboram na produção em sistema de turnos, o STIG agiu para evitar o trabalho em domingos, como queria Bolsonaro através da medida Provisória (MP 881). A entidade sindical foi além. Pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) renovado e já aprovado em assembleia com os trabalhadores, ninguém laborará no domingo, como também continuará tendo folgas alternadas nos sábados durante o mês.

"O acordo evita, por exemplo, a jornada excessiva defendida pelo então presidente do Brasil. Na verdade, garante até uma redução. Ao invés de 44 horas semanal, o gráfico na Brogrotá labora apenas 42hs", informa Aurelino Pereira, vice-presidente do STIG, mais conhecido por Mineiro. O dirigente explica ainda que o ACT dá certa flexibilidade ao gráfico e à empresa mediante ao período sazonal de demanda aquecida no setor. A gráfica pode incluir ou suspender o 3º turno sempre que seja necessário.

No momento, o 3º turno está operante, funcionando das 22h às 6h, sendo seguindo pelo 1ª turno (das 6h às 14h) e pelo 2º turno (das 14h às 22h). Dos 210 gráficos da Brogotá, 140 deles trabalham justamente em um desses turnos. "Os demais laboram no horário administrativo. Estes pegam sempre às 7h30 e largam às 17h30", conta Álvaro Ferreira, secretário do STIG Barueri e Osasco.

Este acordo de jornada foi implantado pela primeira em agosto de 2017, sendo importante para a vida dos trabalhadores. A vida social e familiar é garantida – diferente do que queria Bolsonaro com a sua medida para transformação dos domingos e feriados como dias normais de trabalho. O pior foi que a maioria dos deputados aprovou a medida, sendo banida, felizmente, pelos senadores. Todavia, o STIG Barueri atuou na proteção da jornada de trabalho na Brogotá", realça Leonardo Del Roy, presidente da Federação Paulista dos Gráficos, entidade que o Sindicato é filiada.

Com essa renovação do ACT, aprovada em assembleia com os gráficos da Brogotá no último dia 21, conduzida por Mineiro e Álvaro, a jornada reduzida de 42 horas continuará até agosto de 2021, período em que vence este acordo. "Pedimos aos trabalhadores que fortaleçam a nossa luta em favor de todos. Sindicalizam-se e fortaleçam nossa entidade. Até agora, 90 gráficos se sindicalizaram. Contudo, mais de 100 funcionários do local ainda não se associaram. Contamos com vocês!", fala Mineiro.

A Federação Paulista dos Gráficos (Ftigesp), órgão que o STIG é filiado, frisa o trabalho efetivo de base efetuado pelo sindicato. "A direção desta entidade sindical busca se aproximar do gráfico, formar uma aliança, por entender que este é o único caminho que os trabalhadores têm para garantirem seus direitos, o qual se dá através do fortalecimento do seu sindicato, como tem ocorrido na região de Barueri/Osasco, onde há um enorme números de gráficos sindicalizados, o maior proporcionalmente do país. STIG forte é o trabalhador que constrói", diz Leonardo Del Roy, presidente da Ftigesp.

written by FTIGESP

Ir para página início  5 6 7 8 9 10 11 12 13 14  última