Set 10

Congresso Técnico programado para o dia 1° de outubro de 2019 (terça-feira) na Liga de FUTEBOL de São Bernardo do Campo. LEIA MAIS 


FONTE: STIG ABC

written by FTIGESP

Set 10

Todos os nossos processo para correção de FGTS foram suspensos por ordem do ministro Barroso do STF LEIA MAIS 


FONTE: STIG GUARULHOS 

written by FTIGESP

Set 10

Na sexta-feira (6), o presidente do Sindigráficos, Joaquim de Oliveira, e o vice-presidente Aurelino Pereira (o Mineiro), estiveram no Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (SECOR) em reunião com o deputado estadual, Paulo Fiorilo. LEIA MAIS 


FONTE: STIG BARUERI/OSASCO


written by FTIGESP

Set 09

Demitidos deliberaram com o STIG Barueri/Osasco sobre novos ações em defesa de seus direitos. A gráfica multinacional dos EUA não pagou ninguém no Brasil. O STIG voltou a falar com juiz e o novo promotor do caso dias após a reunião e cobrou do administrador judicial uma reunião

No último dia 30, data exata em que completava cinco meses do fim da multinacional RR Donnelley no Brasil, após 25 anos em atividade, 70 dos 800 gráficos das antigas unidades de Barueri e de Osasco reuniram-se no Sindicato da classe (STIG). O encontro, que foi o terceiro do Grupo de Trabalho criado pela entidade e pelos trabalhadores para acompanharem o processo de autofalência da gráfica, deliberou novas ações para buscar respostas dos poderes públicos e do Administrador judicial (AJ) do caso, o qual até a ocasião, ainda não havia apresentado a lista de credores com os profissionais nela listados, como também os valores que cada um têm a receber com verbas rescisórias e 40% da multa do FGTS, por exemplo.

Uma comissão ficou então de visitar outra vez o juiz e o promotor do caso, como também iniciar as tratativas direto com o AJ para interagir com tudo. A trabalhadora Tarcila foi escolhida para representar a classe na reunião que o STIG realizou com o juiz e o promotor do caso na última segunda-feira (2). Na ocasião, o juiz alertou para os prazos do processo da autofalência e grande demanda sobre o AJ. Na sequência, foi realizado um encontro na 4ª. Promotoria de Justiça e os promotores comunicaram o presidente Joaquim e o Dr. Raphael que o processo será encaminhado para a Delegacia de Polícia para instauração de inquérito, atendendo dessa forma o nosso pedido de investigação de suspeitas no processo de autofalência da RRD, haja visto que reconheceu indícios", diz Joaquim Oliveira, presidente do STIG.

A comissão, no mesmo dia, ainda partiu em direção ao escritório do AJ. Não conseguiu falar direto com ele, que é o advogado Fernando Borges, mas protocolou um ofício com um pedido de reunião urgente para tratar do interesse dos gráficos neste processo. No documento é posto que até a presenta data, cinco meses, nenhuma lista de credores elaborada tem o nome dos trabalhadores. Aborda também sobre a preocupação com a continuação das atividades da empresa, mesmo em autofalência, e ainda sem saber como estão sendo garantido os direitos trabalhistas de quem está lá. E ainda sobre os relatos de um caixa financeiro de R$ 4 milhões, podendo chegar a R$ 30 milhões com serviços realizados a receber. "São muitos assuntos de interesse dos trabalhadores, e como representantes constitucionais deles, é preciso que o AJ nos receba o mais rapidamente", realça Leonardo Del Roy, presidente da Federação Paulista dos Gráficos.

"O temor dos gráficos, por sua vez, durante a última reunião no STIG era grande porque até aquele momento havia apenas uma lista de credores da empresa e não constava o nome deles", disse Joaquim. O dirigente foi o anfitrião dos trabalhadores durante o encontro que já era a 3ª reunião do GT no local. O dirigente e os gráficos que estavam acompanhados do presidente da Federação Paulista da categoria (Ftigesp), Leonardo Del Roy, ouviram os esclarecimentos do jurista do caso, Raphael Maia, que é advogado do STIG. Maia falou dos prazos ainda vigentes e tirou dúvidas.

Insatisfação

A Ftigesp constatou a grande insatisfação dos trabalhadores da RRD pelo atraso e pela forma que o AJ está tratando os direitos deles, sobretudo no caso da habilitação desses direitos. "Temos cobrado. E continuaremos. Estaremos atentos à resposta do nosso pedido de reunião, caso contrários, os trabalhadores pretendem retomar o processo de mobilização nas ruas, inclusive na frente do escritório do AJ", conta Del Roy. O dirigente quer receber as indagações que foram apresentadas. A paciência dos trabalhadores já está ficando no limite. O salário-desemprego está terminando. "É preciso haver uma solução rápida para esta situação caótica", finaliza Del Roy.
 

written by FTIGESP

Set 06

O gráfico dessa região metropolitana paulistana lidera proporcionalmente por região o número de trabalhadores sindicalizados no estado e no País

Fui gráfico por 29 anos nesta base territorial do estado e tenho orgulho do tempo enquanto aqui estive, parte desse período antes ainda da fundação do Sindicato da categoria (STIG) no local. A frase é do gráfico e presidente do Sindicato da categoria (STIG) em Sorocaba, João Ferreira, durante a abertura da festividade dos 29 anos do STIG Barueri, Osasco e região. O evento reuniu centenas de outros gráficos associados à entidade sindical no Centro de Tradição de Osasco (CTO) durante o último domingo (26).

Em 29 anos de história, maior parte dela, senão toda, voltada para defesa dos empregados através da unidade da própria classe em torno do STIG, a entidade cresceu e se consolidou como a mais forte dentre os sindicatos dos gráficos do país em número de trabalhadores sindicalizados. O órgão supera proporcionalmente até a maior base de gráficos na capital de SP. "Dos 12 mil gráficos em Barueri/Osasco, uma quantia bem inferior aos 25 mil de trabalhadores da categoria na cidade de São Paulo, cerca de 30% estão associados", conta Joaquim Oliveira, presidente do sindicato.

Nas últimas semanas, por exemplo, mais 500 gráficos se associaram ao STIG durante a visita dos dirigentes nas empresas da região. Apesar do ingresso dos novos trabalhadores, o processo de rotatividade no emprego reduz sistematicamente o número de sindicalizados, ampliando a tarefa da direção sindical de conscientizar os novos trabalhadores nas gráficas.

O processo continuado e ativo de sindicalização do STIG Barueri/Osasco, parte dele materializado na presença de centenas de associados na festa da entidade, torna-se essencial para enfrentar os desafios colocados para a classe trabalhadora pelo sistema político a partir de Temer e ampliando por Bolsonaro. "A reforma trabalhista destruiu mais de 100 direitos, venho também a terceirização irrestrita, e agora a destruição da aposentadoria. Hoje é dia de festa, mas depois os gráficos precisam elevar a unidade em torno do sindicato e reagir a tantos ataques", frisou Leandro Rodrigues, presidente do STIG Jundiaí, presente na abertura na atividade no CTO.

"Aqui estamos reunidos com centenas de gráficos sindicalizados e vocês já mostram o nível de consciência elevada de que apenas juntos poderão superar os desafios impostos pelo sistema política e patronal. Foi através dessa unidade à nível estadual, por exemplo, que ao longo de décadas que conseguimos garantir junto aos patrões, nossa convenção coletiva de direitos com 84 pontos de benefícios superiores à CLT. Não tem mágica. Só juntos somos mais fortes. O contrário, que visa enfraquecer os STIGs, prejudicará quem protege tais direitos, sendo maléfico aos gráficos", disse no evento o presidente da Federação Paulista da classe, Leonardo Del Roy,

written by FTIGESP

Ir para página início  8 9 10 11 12 13 14 15 16 17  última